O Toyota Corolla leva o bicampeonato da Compra do Ano, e não por ausência de novidades no segmento: além de o VW Jetta ter ganhado a versão esportiva GLi (leia aqui), a Caoa Chery estreou no segmento com o competente Arrizo 6.

E, apesar de só ter ganhado uma versão mais barata em 2020, o Honda Civic continua excelente: com dirigibilidade e dinâmica melhores que as do Corolla, perdeu dele por muito pouco.

Afinal, o sedã médio da Toyota pode não ter motor turbo, mas nenhum de seus rivais oferece uma versão híbrida, que “popularizou” a tecnologia no país.

Responsável por 23% das suas vendas em 2020, a combinação do motor 1.8 a combustão com o elétrico garante facilmente marcas de consumo acima de 24 km/l na cidade. Isso com gasolina, pois ele ainda é flex!

O Corolla Hybrid equilibra perfeitamente os dois motores – e não precisa de tomada para ser recarregado, pois a bateria faz isso sozinha: você desce uma ladeira, ela carrega; você pega uma subida ou acelera forte, ela descarrega.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2021

Na cidade, basicamente, o motor a gasolina sempre é ligado ao se acelerar e desligado ao se aliviar o pé direito – aí o carro segue por inércia ou apenas movido pela eletricidade, em absoluto silêncio.

Para quem prioriza o desempenho ou circula principalmente em estradas, ainda há as versões 2.0 flex com até 177 cv – que, com o excelente câmbio CVT de dez marchas simuladas, acelera até os 100 km/h em menos de dez segundos.

Na versão GLi, a de entrada, o Corolla tem preço atraente, e, embora fique devendo alguns mimos, tem um pacote bastante honesto.

O acabamento é caprichado, para sua categoria, e as versões mais caras oferecem ar-condicionado bizone, sistemas semiautônomos como frenagem automática, ACC, luz alta automática e assistente de manutenção em faixa (mas faltam freio de mão elétrico e saídas de ar traseiras).

A nova plataforma ainda melhorou a dinâmica sem sacrificar a tradicional robustez, fazendo do Corolla um carro mais prazeroso de guiar do que antes. Não é um “foguete” como o (mais caro) Jetta GLi, ou tão refinado quanto o Civic. Mas, pelo conjunto, o Toyota Corolla é a Compra do Ano 2021.

› VERSÕES*

GLi R$ 120.790
XEi R$ 129.190
Altis Premium R$ 151.090
Altis Hybrid R$ 151.090
Altis Hybrid Premium R$ 158.890

› Potência 123 ou 177 cv
› Porta-malas 470 litros
› Consumo A
› Versões indicadas GLi e Altis Hybrid

AVALIAÇÕES DO TOYOTA COROLLA:

GALERIA DE FOTOS DO TOYOTA COROLLA:

PreviousNext
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2021