05/03/2021 - 12:35
Outro modelo que conquista o bicampeonato na Compra do Ano, o Volvo S60 deixa para trás, de novo, o excelente trio alemão Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.
Esta terceira geração do sedã sueco, importada dos EUA, chegou ainda em 2019 apostando principalmente na versão híbrida T8.
Aliás, na linha 2021, o modelo aposenta de vez as versões apenas a combustão (há poucas unidades disponíveis em estoque) para apostar tudo nas versões híbridas plug-in – que responderam por quase 30% das vendas deste sedã no ano passado.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2021
Trata-se de uma estratégia global da marca, que recentemente vem se destacando pela eletrificação de seus produtos e, a partir deste ano, terá apenas modelos híbridos ou elétricos em sua linha.
E foi uma decisão acertada. Afinal, a versão T8 era mesmo a melhor opção do S60. Com um motor dianteiro a combustão 2.0 de 320 cv e outro elétrico traseiro de 87 cv, totaliza 407 cv – deixando (bem) para trás os rivais alemães de mesmo preço.
A tração é integral, e a aceleração de 0-100 km/h leva só 4,4 segundos, um número digno de esportivos.
Aliás, em 2020 chegou a versão Polestar Engineered, feita pela divisão de esportivos da marca. Sua mecânica é a mesma do T8, mas o chassi tem um acerto exclusivo, os freios são da Brembo e as suspensões da Öhlins são ajustáveis.
Importante frisar que, por se tratar de um híbrido plug-in, você pode recarregá-lo em uma tomada comum em sua casa e rodar quase 50 quilômetros no modo 100% elétrico.
Ou, no modo híbrido, se estiver com a bateria carregada, fazer médias de 25 a 50 km/l (considerando percursos urbanos com trânsito pesado, de 20 a 30 quilômetros, percorrido em uma ou duas horas; o consumo exato vai depender de diversos outros fatores).
O Volvo ainda se destaca pelos sistemas semiautônomos, que certamente estão entre os melhores do mercado, e também pelo design – o exterior é clássico e elegante, com capô longo, e a cabine tem aquele tradicional visual “clean” nórdico. Uma questão que é subjetiva, reconhecemos, mas que não deixou de ser considerada na nossa escolha final.
› VERSÕES
T8 R-Design R$ 309.950
T8 Polestar Engineered R$ 345.950
› Potência 407 cv
› Porta-malas 442 litros
› Consumo A
› Versão indicada T8 R-Design
AVALIAÇÕES DO VOLVO S60:
- Volvo S60 Polestar é uma pechincha em “custo-desempenho”
- Volvo S60 se eletrifica para superar os alemães