Compra do Ano 2021/Sedã Premium: Volvo S60


Outro modelo que conquista o bicampeonato na Compra do Ano, o Volvo S60 deixa para trás, de novo, o excelente trio alemão Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.

Esta terceira geração do sedã sueco, importada dos EUA, chegou ainda em 2019 apostando principalmente na versão híbrida T8.

Aliás, na linha 2021, o modelo aposenta de vez as versões apenas a combustão (há poucas unidades disponíveis em estoque) para apostar tudo nas versões híbridas plug-in – que responderam por quase 30% das vendas deste sedã no ano passado.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2021

Trata-se de uma estratégia global da marca, que recentemente vem se destacando pela eletrificação de seus produtos e, a partir deste ano, terá apenas modelos híbridos ou elétricos em sua linha.

E foi uma decisão acertada. Afinal, a versão T8 era mesmo a melhor opção do S60. Com um motor dianteiro a combustão 2.0 de 320 cv e outro elétrico traseiro de 87 cv, totaliza 407 cv – deixando (bem) para trás os rivais alemães de mesmo preço.

A tração é integral, e a aceleração de 0-100 km/h leva só 4,4 segundos, um número digno de esportivos.

Aliás, em 2020 chegou a versão Polestar Engineered, feita pela divisão de esportivos da marca. Sua mecânica é a mesma do T8, mas o chassi tem um acerto exclusivo, os freios são da Brembo e as suspensões da Öhlins são ajustáveis.

Importante frisar que, por se tratar de um híbrido plug-in, você pode recarregá-lo em uma tomada comum em sua casa e rodar quase 50 quilômetros no modo 100% elétrico.

Ou, no modo híbrido, se estiver com a bateria carregada, fazer médias de 25 a 50 km/l (considerando percursos urbanos com trânsito pesado, de 20 a 30 quilômetros, percorrido em uma ou duas horas; o consumo exato vai depender de diversos outros fatores).

O Volvo ainda se destaca pelos sistemas semiautônomos, que certamente estão entre os melhores do mercado, e também pelo design – o exterior é clássico e elegante, com capô longo, e a cabine tem aquele tradicional visual “clean” nórdico. Uma questão que é subjetiva, reconhecemos, mas que não deixou de ser considerada na nossa escolha final.

› VERSÕES

T8 R-Design R$ 309.950
T8 Polestar Engineered R$ 345.950

› Potência 407 cv
› Porta-malas 442 litros
› Consumo A
› Versão indicada T8 R-Design

AVALIAÇÕES DO VOLVO S60:
GALERIA DE FOTOS DO VOLVO S60:
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2021

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel