Compra do Ano 2021/Station Wagon: Mini Clubman

Uma perua muito peculiar e divertida em um segmento em extinção

O Mini Cooper Clubman é nossa Compra do Ano 2021 na categoria Station Wagon não por ser a única opção de perua do mercado, mas, principalmente, por ser uma opção única.

Assim como já aconteceu com os monovolumes e com os hatches médios, as peruas (ou station wagons) deram lugar aos SUVs. No Brasil, a Volvo deixou de importar sua linda V60, nossa eleita do ano passado, e o mesmo também ocorreu com Audi A4 Avant, Mercedes-Benz C180 Touring e Subaru Outback.


Entre as nacionais, Fiat Weekend e Volkswagen SpaceFox foram as últimas a sair de linha. Assim, resta apenas uma perua à venda no mercado brasileiro – e bastante peculiar.

Esta geração do mini Clubman chegou ainda em 2015, mas em 2019 ganhou esta explosiva configuração John Cooper Works – o sobrenome vem da divisão de esportivos da marca inglesa que hoje é controlada pela BMW. Atualmente, é a única versão disponível.

O preço é alto, sabemos disso, mas é um belíssimo carro. O Mini Clubman tem estilo único e um interior muito criativo, com elementos circulares e coloridos e comandos que parecem saídos de um avião.

Você pode até transportar sua família, sem exagerar na bagagem (são 360 litros de porta-malas, com uma descolada tampa bipartida). Mas você escolherá o Clubman para “apavorar” quando ela não estiver a bordo.

O motor quatro cilindros turbinado tem nada menos que 306 cv e 45,9 kgfm. Coisa fina, da BMW. E o câmbio automático sequencial de oito marchas tem umas das melhores combinações de velocidade e conforto do mercado – este último desaparece no modo Sport, quando aparecem trancos propositais nas trocas de marcha para ressaltar sua bela “puxada” (0-100 km/h em meros cinco segundos). O som invocado do motor e “pipocos” invadem a cabine e enchem o motorista de adrenalina.

Isso tudo com o tradicional “kart feeling” da marca (a sensação de se dirigir um kart). Tudo bem que, mesmo com sua tração integral sob demanda, o Mini Clubman se comporta mais como um carro de tração dianteira, com muito torque steer (interferência do torque na direção) e uma inesperada tendência de sair de frente (ele deveria ser mais neutro). Mas estes são “defeitos” que, aqui, também fazem parte da diversão.

› VERSÕES

JCW ALL4 R$ 285.990

› Potência 306 cv
› Porta-malas 360 litros
› Consumo C
› Versão indicada Vendido em versão única

AVALIAÇÃO COMPLETA DO MINIO CLUBMAN:

GALERIA DE FOTOS DO MINI CLUBMAN:
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2021