10/03/2021 - 8:00
Porsche Cayenne Coupé, Range Rover Velar… na faixa de R$ 500 mil ou acima, as novidades entre os SUVs de luxo são todas incríveis. Mas, este ano, a briga da Compra do Ano ficou entre Audi Q7 e Land Rover Defender.
Sim, isso mesmo: como mostramos em nossa avaliação, a nova geração do Defender ficou tão sofisticada e parecida com o Discovery que decidimos que, em vez de disputar sua categoria tradicional, com os SUVs 4×4, deveria estar aqui, como SUV de luxo.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2021
A despeito da enorme competência no off-road, mesmo na versão a gasolina, o Defender ficou caro e chique demais para disputar como SUV 4×4, e como SUV de Luxo não bate o Q7. Afinal, talvez nenhum outro carro combine tantas qualidades de modo tão harmonioso quanto este Audi, que poderia ser chamado de “superperua” – tão boa que pode se passar por SUV.
Com três metros de entre-eixos, o Q7 tem espaço interno absurdo, do porta-malas de 740 litros à segunda fileira de bancos com assentos individuais, reclináveis e corrediços. Ali, há telas multimídia facilmente destacáveis e ajustes individuais do ar-condicionado de quatro zonas com saídas no console central e nas colunas. Ainda há uma terceira fileira de bancos, que são erguidos e rebatidos de modo totalmente motorizado.
+Sem estoque, carro zero fica mais barato que seminovo
+Compra do Ano 2021/Esportivo: Mercedes-AMG C 63 S
+Compra do Ano 2021/Sedã Premium: Volvo S60
Ao volante, o Q7 há tempos passou a ser “mais perua”: mais baixo e melhor de guiar (às vezes parece até menor do que de fato é, tamanha a agilidade, ainda mais com o eixo traseiro esterçante).
Pode não ser um Defender, mas não abriu mão da capacidade off-road: a suspensão a ar ajustável transforma a “peruona” em SUV ao toque de um botão (e na terra parece até um tapete mágico de tão confortável).
Um novo sistema híbrido leve se somou ao tradicional motor a gasolina 3.0 turbo com 340 cv e 51 kgfm, mas ainda assim o consumo é alto (embora isso seja compreensível, considerando o porte e a proposta: o Defender a gasolina gasta bem mais). Talvez este seja o único “defeito” em um modelo que esbanja espaço, tecnologia, luxo, sofisticação e prazer ao volante.
› VERSÕES
3.0 TFSI R$ 464.990
S-Line R$ 506.990
› Potência 340 cv
› Porta-malas 740 litros
› Consumo D
› Versão indicada 3.0 TFSI