Compra do Ano 2021: elegemos os melhores carros em 22 categorias

Analisamos todos os modelos à venda no Brasil e indicamos o melhor zero-quilômetro de cada categoria para você botar na sua garagem

Compra do Ano 2021

Chegou a Compra do Ano 2021!

Desde 2014, todos os anos a equipe da MOTOR SHOW se reúne para analisar os principais lançamentos do mercado automotivo brasileiro e eleger as melhores compras em diferentes categorias para que você, leitor, seja feliz com sua escolha.

Combinando critérios objetivos e subjetivos – esses últimos resultado de nossa experiência ao volante e no cotidiano com os carros – dizemos quais as melhores opções para você colocar na sua garagem.

Para esta edição 2021 da nossa Compra do Ano, excepcionalmente, por causa da pandemia – que tornou mais escassos os lançamentos no decorrer de 2020 –, expandimos nosso período de análise em um ano.

Concorreram todos os modelos que ganharam nova geração, reestilização ou modificações técnicas relevantes no período entre janeiro de 2018 a janeiro de 2021 (exceções à regra foram abertas em segmentos como o de monovolumes e o de peruas, que, pelo critério normal, ficariam restritos a um modelo, ou até mesmo nenhum).

Para poder concorrer à Compra do Ano, os carros precisam obrigatoriamente ter sido avaliados pela nossa equipe. Nesta sétima edição, como sempre, elegemos os vencedores após (acalorada) discussão entre a nossa equipe de especialistas, escolhendo a Compra do Ano 2021 de acordo com o que busca o consumidor de cada segmento.

Se nas categorias de entrada priorizamos custo-benefício, consumo e outros critérios mais racionais, em outras observamos luxo, potência e tecnologia, por exemplo.
O mercado é muito dinâmico, então a cada edição podemos mudar categorias para nos adaptar a ele.

+Avaliação: Mercedes GLA 2021 oferece motor 1.3 e visual esportivo por R$ 325.900; vale a pena?
+Segredos: projeções exclusivas do novo VW Polo e mais sete novidades mundiais que chegam este ano

+Viagem de carro: Pirenópolis, cidade de cachoeiras e muita história
+Avaliação: Volvo XC40 Momentum 2021, híbrido plugável mais barato do Brasil, é o melhor de dois mundos

Neste ano, decidimos que não faz mais sentido que modelos híbridos concorram entre si, e colocamos cada um deles para brigar apenas em sua própria categoria “verdadeira”, de igual para igual com os modelos “normais”, movidos apenas por motores a combustão. Claro que ser híbrido quase sempre trará vantagens, mas elas têm seu preço – e se vale a pena pagar ou não, isso também influi em nossas escolhas.

A categoria Elétrico foi mantida, uma vez que esses carros, embora cada vez mais numerosos, ainda não podem ser comparados da mesma forma que os híbridos com os carros “comuns”.

No lugar da extinta categoria Híbrido, criamos a Custo-Benefício. Nela, concorrem todos os modelos do mercado, e ganha o que entrega mais pelo seu dinheiro. Mantivemos, assim, o número total de 22 veículos premiados.

Na categoria Picape Média, são consideradas só as com cabine dupla e carroceria sobre chassi (as compactas usam monobloco). Entre os esportivos, só concorrem os com mais de 300 cv.

E os modelos são analisados pelo “conjunto da obra” – considerando toda a gama, desde as versões de entrada até as topo de linha. Os preços foram pesquisados antes do aumento do ICMS em São Paulo, então podem ter mudado (atualizamos, dentro do possível, aqui no site).

Como o ciclo de lançamentos das montadoras varia muito, este ano tivemos uma concentração maior de prêmios: no ano passado, as cinco marcas mais premiadas – Hyundai, Fiat, Toyota, Volvo e Audi – tiveram dois prêmios cada.

Agora, na Compra do Ano 2021, a Chevrolet foi a mais premiada, com quatro vitórias, enquanto Honda e Volvo tiveram três carros eleitos e Mercedes, Volks e Fiat levaram dois prêmios cada uma. Peugeot e Mini, sem prêmios em 2020, este ano tiveram um cada.

A edição especial da MOTOR SHOW com todos os vencedores (e outras reportagens) já está nas bancas reais e virtuais (clique aqui para ver a capa e mais detalhes).

Aqui no site, os vencedores serão divulgados aos poucos a partir de hoje. Serão listados abaixo conforme divulgados e estarão também em nossa homepage na página da edição 437 (clique aqui).

OS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2021 (CLIQUE NO NOME DO CARRO PARA LER):

HATCH URBANO: FIAT MOBI
HATCH COMPACTO: PEUGEOT 208
HATCH PREMIUM: MERCEDES-BENZ CLASSE A
SEDÃ COMPACTO: NISSAN VERSA
SEDÃ GRANDE: HONDA ACCORD
SEDÃ MÉDIO: TOYOTA COROLLA
SEDÃ PREMIUM: VOLVO S60
SEDÃ DE LUXO: VOLVO S90
MONOVOLUME: HONDA FIT
STATION WAGON: MINI CLUBMAN
AVENTUREIRO: VOLKSWAGEN NIVUS
SUV COMPACTO: CHEVROLET TRACKER
SUV MÉDIO: CHEVROLET EQUINOX
SUV 4×4: CHEVROLET TRAILBLAZER
SUV PREMIUM: VOLVO XC40
SUV DE LUXO: AUDI Q7
PICAPE COMPACTA: FIAT STRADA
PICAPE MÉDIA: CHEVROLET S10
CUSTO-BENEFÍCIO: VOLKSWAGEN FOX
CUPÊ: HONDA CIVIC Si
ESPORTIVO: MERCEDES-AMG C 63 S
CARRO ELÉTRICO: AUDI E-TRON

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel