SUV ou Aventureiro? Se departamentos de marketing têm a função de vender carros, nós, jornalistas, temos o dever de informar sobre eles. Então, a Fiat pode vender o Pulse como SUV, mas ele não é bem isso – fica mais para um crossover.

Assim como o VW Nivus, vencedor da última edição, é adaptação de um hatch. Lembram-se dos Fiat Adventure? Aqui a maquiagem é mais profunda, além dos adereços plásticos, somando, cada um a seu modo, alterações em suspensão, faróis, capô e/ou coluna e/ou tampa traseira.

E se o Nivus nasceu do Polo, o Pulse veio do Argo – e dele empresta grande parte da plataforma, teto, lateral, portas e parte da cabine. O design usa truques que dão uma impressão de maior tamanho (“size impression”), fazendo o hatch, olhando de fora, de fato se parecer com um SUV.

Mas tal impressão passa assim que se entra na cabine. Por mais que dê para subir bem o banco do motorista, você fica mais baixo do que nos demais SUVs compactos, quase na mesma altura do Argo Trekking (e o vão livre do solo é similar, na faixa de 19/20 cm).

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

Mas talvez a Fiat tenha mudado o carro no que mais interessa, principalmente ao público jovem: a central multimídia é ótima, com tela grande (8,4”, com opcional de 10,1”), conectividade sem fio e SIM integrado (opcional a partir da 1.3 AT), que permite usar navegação e informações de trânsito do Google no navegador nativo, sem conectar celular. A versão top ainda tem sistemas semiautônomos.

Na mecânica, o moderno três cilindros Firely 1.0 turbo tem até 130 cv e 200 Nm e o câmbio CVT, novidades na Fiat, garantem um excelente desempenho e fazem o Pulse um bom candidato a desafiar o Nivus (R$ 118.350 iniciais).

Mas é melhor apostar nas versões com o ainda mais econômico quatro cilindros 1.3 de 107 cv, que fazem dele o “SUV” mais barato do Brasil, único automático na faixa de R$ 100 mil (enquanto o manual custa R$ 94.990). Detalhe: são quase os mesmos valores do hatch aventureiro Stepway 1.6 AT – do qual, vale notar, a Renault tirou o prenome “Sandero”, para também vender como SUV.

› VERSÕES

Drive 1.3 R$ 94.990
Drive 1.3 AT R$ 101.990
Drive Turbo R$ 109.990
Audace Turbo R$ 114.990
Impetus Turbo R$ 126.590

› Potência 107 cv
› Porta-malas 340 litros*
› Consumo Inmetro A ou B
› Versão indicada Drive 1.3 AT

AVALIAÇÕES COMPLETAS DO FIAT PULSE:
GALERIA DE FOTOS DO FIAT PULSE:
PreviousNext
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023