Compra do Ano 2023 – Cupê/Conversível: Porsche 718

Cupê ou conversível, 300 a 500 cv, e um equilíbrio muito difícil de igualar

Porsche 718

Já premiamos nesta categoria modelos muito mais modestos em potência, mas ainda assim extremamente divertidos de guiar, como o amado/odiado Honda Civic Si Coupé. Porém, com a falta de ofertas no mercado nacional, voltamos a reunir aqui os raros modelos que são oferecidos tanto com carroceria cupê – legítimos, e não SUV-cupês ou cupês de quatro portas – quanto conversível. As poucas ofertas incluem também os ótimos Jaguar F-Type e BMW Série 4, mas o prêmio ficou com o Porsche 718.

São dez versões, que oferecem o melhor dos dois mundos. O espaço é limitado e o sistema multimídia e os controles não são nada intuitivos – mas, do cupê Cayman aos conversíveis Boxster e Spyder, os 718 têm uma característica excepcional: a dinâmica extremamente equilibrada, garantida principalmente pelo maravilhoso motor central.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

Nesse ponto, são até melhores que o mítico Porsche 911. O tamanho contido (cerca de 4,45 m) e o entre-eixos curto (2,484 m) ajudam a tornar os 718 ainda mais divertidos de guiar. Potência e torque podem ser escolhidos de acordo com o gosto (ou o bolso) do freguês.

Partem de 300 cv e 380 Nm do motor 2.0 turbo boxer com quatro cilindros contrapostos das versões de entrada e T (com detalhes de design diferenciados e dinâmica mais apurada), que aceleram de 0-100 km/h em 4,9 segundos e chegam a 275 km/h.

Mas recomendamos mais as versões com o clássico motor boxer aspirado com quatro litros, seis cilindros contrapostos e uma sonoridade simplesmente espetacular – seja na configuração da versão GTS, com 400 cv, 430 Nm, 0-100 km/h em 4 segundos e máxima de 288 km/h, seja no Spyder ou no GT4 (fotos), com torque igual, mas com 20 cv extras, garantindo 0-100 em 3,9 segundos e máxima de 300 km/h.

O mesmo 4.0 aspirado atinge 500 cv (a 8.400 rpm!) e 450 Nm na nova versão nascida para track days, GT4 RS, ainda sem preço. Entre tantas opções, preferimos o Boxster GTS 4.0, que une prazer de conversível à mecânica (e preços) mais equilibrados. Se preferir o cupê, GT4 e GT4 RS são tentadores – mas, acredite, o GTS já vai te fazer muito feliz.

› VERSÕES

Cayman R$ 455.000
Boxster R$ 475.000
Cayman T R$ 479.000
Boxster T R$ 499.000
Cayman GTS 4.0 R$ 589.000
Boxster GTS 4.0 R$ 609.000
Cayman GT4 R$ 705.000
Spyder R$ 739.000
Cayman GT4 RS R$ n/d

› Potência 300 a 500 cv
› Porta-malas 125 a 275 litros
› Consumo B/C
› Versão indicada GTS

AVALIAÇÕES COMPLETAS DO PORSCHE 718:
GALERIA DE FOTOS DO PORSCHE 718:
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023