Compra do Ano 2023 – Elétrico até R$ 300 mil: Peugeot e-208

Como um primeiro carro elétrico, ele é a opção mais equilibrada do mercado

Peugeot e-208

Na categoria de “entrada” dos elétricos, não há tantas opções. Além do recém-lançado Renault Kwid E-Tech, que perdeu a data de corte do prêmio, e do JAC E-JS-1, únicos abaixo de R$ 200 mil, os mais atraentes estavam no comparativo de nossa edição especial: Fiat 500e, Renault Zoe, Peugeot e-208 e Mini Cooper SE (leia aqui).

A escolha, lá como aqui, não foi fácil: apesar das semelhanças em porte e preço, cada um tem características próprias e bem definidas. Após muita discussão, a Compra do Ano 2023 é o Peugeot e-208.

É difícil saber se ele é mais bonito por dentro ou por fora. Externamente, se diferencia dos demais já belos 208 por apliques nas caixas de roda, grade, logotipos e rodas.

Internamente, mantém o i-cockpit (volante pequeno, instrumentos vistos por cima), mas tem acabamento bem superior e atalhos extras. Seu inovador cluster digital mostra imagens em 3D, inclusive o belíssimo mapa 3D nativo ou o Waze.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

No mais, a cabine tem espaço para quatro adultos, porta-malas de 265 litros, lista de equipamentos generosa, incluindo assistente de direção e leitor de placas, além de bancos em Alcantara e teto panorâmico.

Com 136 cv e 270 Nm, o e-208 não anda tão forte como o Mini Cooper, mas arranca sempre com muito vigor, como todo elétrico. O inteligente modo “um pedal” para de recuperar energia e frear abaixo de 20 km/h, cabendo ao motorista gerenciar se para de vez ou aproveita a inércia.

No modo Sport, as acelerações são mais imediatas, com grande dose de diversão. A dirigibilidade afiada é reforçada pelo volante pequeno e com repostas bastante diretas e pelas suspensões bem acertadas.

No teste de consumo, no modo Eco, fez médias urbanas de quase 7 km/kWh, mas, na estrada, a 120 km/h, decepcionou: não rodaria muito mais que 250 km, provando que, como todo elétrico compacto, é mais adequado ao uso urbano.

No fim, o e-208 não é barato como o Kwid, esportivo como o Mini, racional como o Zoe nem misteriosamente sedutor como o 500e. Mas, considerando o pacote, é o melhor elétrico “acessível” hoje.

› VERSÕES

GT R$ 268.825

› Potência 136 cv
› Porta-malas 265 litros
› Consumo A
› Versão indicada Versão única

MAIS SOBRE O PEUGEOT E-208:
GALERIA DE FOTOS DO PEUGEOT E-208:

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Licenciamento: veja o calendário completo e como pagar em SP
+ Ford revela nova Ranger Raptor com as cores da bandeira LGBTQ+
+ Série limitada de microcarro elétrico da Citroën esgota em 17 minutos
+ Novo Peugeot 408: SUV cupê é finalmente apresentado
+ Novo Fusca mescla linhas do passado e itens futuro por R$ 3 milhões
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Avaliação: Toyota Corolla Cross híbrido põe o consumo acima de tudo; vale a pena?
+ App 99 cria plataforma que permite usuários alugarem carros
+ CNH vencida: 140 mil condutores em SP precisam renovar em junho