19/06/2022 - 11:02
Aqui vale qualquer carroceria, pois o mais importante é fazer com que a adrenalina corra pelas veias do motorista. O vencedor pode não ser o esportivo mais potente ou rápido do mercado; acima de tudo, o que importa é o prazer ao volante – algo um tanto subjetivo, que só nossa experiência pode determinar. O Ford Mustang foi o esportivo mais vendido do mundo em 2021, e, no Brasil, perdeu só para o 911.
Nossa decisão ficou entre os dois: o Porsche estreou a nova opção GT3 e o Ford chegou na Mach 1, que remete ao clássico homônimo de 1969. Em época de eletrificação, com esportivos elétricos como o Audi RS e-tron GT “humilhando” aqueles a combustão no 0-100 km/h, o Mustang levou a melhor.
O motivo principal vai além do design retrô, ímã da atenção nas ruas, de recursos como o line lock (“borrachão” controlado) ou de oferecer o mesmo desempenho do 911 Carrera por R$ 150 mil a menos. O que mais nos agradou foi a mecânica também retrô: tração traseira e motor V8 Coyote 5.0 sem turbo, eletrificação ou truques, que entrega brutalidade pura e sonoridade incomparável (jamais teremos nada parecido nos elétricos).
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023
São 483 cv a altas 7.250 rpm e 556 Nm a 4.900 rpm, com elementos mecânicos do Shelby GT350: o Mach 1 tem alma poderosa, caráter espetacular e personalidade única. Ecos do passado aparecem sobretudo na dirigibilidade brutal e divertida.
A eletrônica avançada e sistemas de segurança e assistência não atrapalham a experiência. O Ford Mustang Mach 1 combina, na medida exata e certa, ruído e pureza, passado e presente.
A suspensão eletromagnética com controle eletrônico garante surpreendente conforto, ao mesmo tempo em que fica firme e mais adequada a uma direção agressiva nos modos esportivos – com ruído ainda mais invocado. As dez marchas são mais para aumentar a esportividade e não perder o fôlego do que para economia ou conforto.
O Ford Mustang Mach 1 acelera até os 100 km/h em 4,3 segundos – bom, mas essa nem é a parte mais divertida: ao volante do Mustang, qualquer arrancada em curva é um convite a pisar fundo e deixar a traseira escapar.
› VERSÕES
Mach 1 R$ 553.180
› Potência 483 cv
› Porta-malas 382 litros
› Consumo D
› Versão indicada Versão única
AVALIAÇÃO COMPLETA DO FORD MUSTANG MACH-1:
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Carro Usado: Toyota Prius é híbrido de R$ 60 mil que faz até 30 km/l na cidade sem precisar de tomada
+ CNH: junho é o último mês para grupo renovar a habilitação; veja
+ Licenciamento de veículos: confira o calendário e como pagar em SP
+ Veja quais são os carros flex mais econômicos, segundo o Inmetro
+ CNH: novo limite de pontos vai completar 1 ano; entenda
+ Brasil oferece 70 modelos de veículos eletrificados; veja os mais vendidos
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ GP do Azerbaijão de F1: veja onde assistir a 8ª etapa do campeonato
+ Nem todo carro híbrido é igual: saiba as diferenças
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe