Em um dos grupos com proprietários de Honda Fit no Facebook, um participante reclama que o novo Honda City Hatchback não tem dois porta-luvas como o monovolume.

Outro responde: tem sim, mas um deles fica na frente e o outro, atrás – referindo-se ao porta-malas de 268 litros, muito menor e menos prático do que o do modelo que saiu de linha aqui no Brasil.

Mas a verdade é que, embora traga soluções tradicionais da plataforma do Fit, como a flexibilidade dos bancos, o City Hatch não é o seu substituto – e por isso tem sofrido críticas dos “órfãos” do adorado monovolume.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

A Honda decidiu, enfim, atacar o segmento de hatches compactos, que tem vendas bem mais volumosas – e chegou com tudo!

Comparando este Honda a rivais como Volkswagen Polo e Chevrolet Onix, os preços são justos: a marca começou seu ataque por cima, e as duas versões (por enquanto) são muito bem equipadas: a Touring tem até sistemas semiautônomos avançados, com funcionamento exemplar, além de central multimídia rápida, com tela grande e conectividade sem fio.

Para completar, o porta-malas é menor que nos rivais, mas o espaço no banco traseiro é bem mais amplo, graças a 2,60m de entre-eixos e 4,34 m de comprimento (mais que no SUV Honda HR-V) – e com acesso fácil, por conta das portas grandes e com boa abertura.

Já a cabine é bem montada, embora os materiais não sejam nobres como no Peugeot 208, campeão do ano passado. O painel é parcialmente digital e o volante, bonito e com comandos muito bem organizados.

Em movimento, a suspensão é excepcional, com equilíbrio exemplar entre conforto, dinâmica e robustez. Mas o destaque é o novo motor 1.5, um moderno quatro cilindros com 126 cv e injeção direta, acoplado a um novo câmbio CVT com sete marchas simuladas.

O conjunto garante suavidade exemplar, desempenho adequado e consumo bastante contido, melhor que nos rivais turbinados. De negativo, só o alto ruído do motor ao acelerar fundo e o tanque pequeno, que limita a autonomia.

› VERSÕES

EXL R$ 115.500
Touring R$ 124.500

› Potência 126 cv
› Porta-malas 268 litros
› Consumo A
› Versão indicada Touring

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ GP da Inglaterra: veja os horários e onde assistir a corrida em Silverstone
+ Licenciamento anual obrigatório de veículos começa amanhã (1º) em SP
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ BMW elege os 10 carros mais icônicos da divisão M; veja a lista
+ Preço do diesel aumenta 10% nas bombas em junho e supera gasolina
+ Avaliação: Audi Q5 entra na era da eletrificação; confira como anda
+ Compra do Ano 2023/SUV compacto: Hyundai Creta
+ Avaliação: Honda City 2022 quer ser novo Civic, mas não é
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens