Compra do Ano 2023/Hatch premium: Mercedes-Benz Classe A

Ameaçado pelo novo Audi A3, ele vence graças às versões AMG

Classe A

Depois de vencer as últimas duas edições da Compra do Ano, este Mercedes-Benz Classe A não teve a mesma facilidade para ser eleito este ano Seu maior destaque era – e continua sendo – a cabine, principalmente pelo quadro de instrumentos e multimídia espetaculares, perfeitamente integrados, e também pelo acabamento primoroso.

Mas, com o design externo já um pouco cansado, o hatch premium da Mercedes enfrenta agora, além do excelente BMW 135i, a nova geração do Audi A3 Sportback, que também ganhou uma cabine bem mais moderna e atraente, e ainda custa bem menos.

O A3 Sportback 2.0 (leia avaliação) é vendido por R$ 270.000, com 190 cv, tendo melhor custo-benefício que o Mercedes-Benz A 250 de 225 cv, que custa R$ 340.000, ambos com tração dianteira. Mas, em tempos de extinção desse tipo de carroceria, o Classe A conquista o tricampeonato por oferecer as versões apimentadas da preparadora AMG, na melhor tradição dos hot hatches.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

A dirigibilidade impecável do discreto A 250 se torna ainda mais matadora com a tração integral 4MATIC, o acerto fino da AMG e as versões (bem) mais fortes do mesmo impressionante 2.0.

Na verdade, os 306 cv e 400 Nm do Mercedes-AMG A 35 para muitos talvez represente o equilíbrio perfeito, tanto em desempenho quanto em usabilidade, entre a opção de entrada e o “exagerado” A 45 S AMG, com o motor 2.0 mais potente do mundo – são nada menos que 421 cv e 500 Nm. Enquanto o A 35 atinge os 100 km/h em 4,7 segundos e tem a máxima de 250 km/h, o A 45 S marca 3,9 segundos e chega a 270 km/h.

Ambos hot hatches têm direção com relação variável e um sistema de escape com flap ativo para emitir uma sonoridade ímpar, que é acentuada e remete aos saudosos V8 aspirados da AMG conforme o modo de direção selecionado, e rodas aro 19, além de opção de um aerofólio nada discreto.

A topo de linha 45 S soma visual mais agressivo, sistemas semiautônomos – que não interessam em um esportivo – e alguns mimos, além da placa com a assinatura do engenheiro que montou o motor. São hatches para surpreender muitos superesportivos.

› VERSÕES

A 250 R$ 340.900
A 35 4MATIC R$ 453.900
A 45 S 4MATIC+ R$ 530.900

› Potência 224 a 421 cv
› Porta-malas 370 litros
› Consumo B a E
› Versão indicada A 35

AVALIAÇÃO COMPLETA DO CLASSE A:
GALERIA DE FOTOS DO MERCEDES CLASSE A:

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Chevrolet libera teaser da nova geração da S10; assista
+ Gasolina em SP deve ficar R$ 0,48 mais barata na bomba
+ Licenciamento: veja o calendário completo e como pagar em SP
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Avaliação: Toyota Corolla Cross híbrido põe o consumo acima de tudo; vale a pena?
+ Demanda por motos aumenta em 2022; veja as mais buscadas online
+ Comparativo: Jeep Commander vs. Caoa Chery Tiggo 8
+ Novo Fusca mescla linhas do passado e itens futuro por R$ 3 milhões
+ Teste rápido: Volkswagen Jetta GLI e a questão do custo x desempenho
+ Boaterhome é uma criação que combina van e barco