06/07/2022 - 16:04
Hoje, excluindo os elétricos, restam dois representantes da categoria no Brasil: Renault Kwid e Fiat Mobi, que vêm revezando o título de Compra do Ano. Eles são subcompactos, mas aqui chamamos de hatches urbanos.
Na Europa, são mais comuns, os famosos city cars. Já tivemos vários, como VW up!, Subaru Vivio, Kia Picanto e Daihatsu Cuore. Com medidas contidas, podem ser o primeiro carro de um jovem, um modelo extra na garagem – mais práticos para o uso na cidade, cabem em qualquer vaga – ou, ainda, opções mais econômicas de carro zero-quilômetro (embora partam de mais de R$ 60 mil).
O eleito agora é o Kwid, que ganhou uma bela atualização: a dianteira adotou DRLs em LEDs integrados às setas, uma peça cromada e faróis de dupla parábola, enquanto a traseira tem lanternas com assinatura de LED.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023
Na cabine, o cluster recebeu velocímetro digital e conta-giros em todas as versões. A central multimídia também é nova, com botão de volume giratório, marcador de temperatura, comandos satélite e conexão com Android Auto e Apple CarPlay (podia ser sem fio). Faltam alto-falantes traseiros, mas o porta-malas tem ótimos 290 litros.
O Kwid perdeu a versão de entrada, mas continua sendo oferecido na atraente “aventureira” Outsider, com adereços de SUV – mas todas têm ótimos ângulos de ataque e de saída, além de boa distância do solo (18,5 cm). Isso ajuda a encarar tanto estradinhas de terra quanto valetas, lombadas e buracos da cidade.
Outras novidades são o prático auxílio de partida em rampas e o importante controle eletrônico de estabilidade.
O motor 1.0 aspirado com três cilindros trabalha sem muita vibração ou ruído (para esse tipo de motor) e tem apenas 71 cv, mas o carro é leve (até 825 kg), e as relações de marcha curtas o tornam surpreendentemente ágil na cidade.
Mas o grande destaque está no consumo quase de híbrido: com ajuda do indicador de troca de marchas e do sistema start-stop, outras novidades, marcamos até 18 km/l (gasolina) na cidade – e o mesmo na estrada. Muito bom, em tempos de combustível caro.
› VERSÕES
Zen R$ 62.790
Intense R$ 66.490
Intense Pack Biton R$ 68.990
Outsider R$ 69.990
› Potência 71 cv
› Porta-malas 290 litros
› Consumo A
› Versões indicadas Zen ou Outsider
AVALIAÇÕES COMPLETAS DO RENAULT KWID:
- Avaliação: ao volante do novo Renault Kwid 2023 (e do seu “primo” elétrico)
- Avaliação: Renault Kwid 2023 amadurece com design e mecânica reformulados
- Teste Rápido: Renault Kwid elétrico, o mais barato do Brasil, é ágil e não precisa de carregador especial
GALERIA DE FOTOS DO RENAULT KWID:
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Licenciamento: veja o calendário completo e como pagar em SP
+ Ford revela nova Ranger Raptor com as cores da bandeira LGBTQ+
+ Série limitada de microcarro elétrico da Citroën esgota em 17 minutos
+ Novo Peugeot 408: SUV cupê é finalmente apresentado
+ Novo Fusca mescla linhas do passado e itens futuro por R$ 3 milhões
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Avaliação: Toyota Corolla Cross híbrido põe o consumo acima de tudo; vale a pena?
+ App 99 cria plataforma que permite usuários alugarem carros
+ CNH vencida: 140 mil condutores em SP precisam renovar em junho