Onde se encaixa a Ford Maverick? Não dá mais para classificar as picapes pelo tamanho. Entre os 4,47 m da Fiat Strada (avaliação aqui) e os 5,41 m da Chevrolet S10, passando pelos 4,72 m da nova Renault Oroch – que chegou tarde para esta edição da Compra do Ano, temos de tudo.

Então, as dividimos por tipo/destinação, e aqui disputam as feitas com monobloco, como os carros comuns, e não sobre chassi. Elas se propõem a ser mais confortáveis e econômicas, embora menos robustas no trabalho pesado.

A vitória ficou com a novata Ford Maverick, que, com seus 5,10 m, usa a base do Bronco Sport. É só 9 cm mais longa que a Toro, a maior rival – mais em teoria que na prática.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

Porque, vendo preço e capacidade off-road, a Maverick disputa só com versões da Toro a diesel e 4×4, na faixa de R$ 210.000 (a Volcano). Mas elas são muito mais diferentes do que parece a princípio.

A começar pelo desempenho, destaque da Ford Maverick: seu 2.0 turbo tem 253 cv e 380 Nm. Até 100 km/h, são 7,2 segundos, longos 4,4 a menos que na Fiat, e batendo até a VW Amarok V6.

Aliás, para viúvos das picapes médias flex, a Maverick é ótima opção, com consumo moderado: marcamos 12 km/l na estrada e 7,5 na cidade. Com câmbio de oito marchas, a 120 km/h ela marca só 1.900 rpm, com uma reserva de potência enorme.

Sua tração é normalmente dianteira, mas o eixo traseiro é acionado conforme necessário, e modos de condução atuam na tração e eletrônica, garantindo ótima performance off-road.

A tração também ajuda na pegada muito mais esportiva que a média: a Maverick faz curvas de modo surpreendente, e com suspensões mais confortáveis do que nas demais picapes.

Porém, apesar da boa altura do solo, a Ford Maverick tem a cabine baixa. Ajuda na pegada esportiva, mas não dá aquela sensação de superioridade das demais picapes.

Ford Maverick Lariat FX4
Foto: Divulgação

O acabamento interno da Ford Maverick é simples, já uma regra no segmento, e há deslizes na lista de equipamentos, mas traz ar-condicionado bizona, sete airbags, frenagem automática de emergência, multimídia e muito mais. Oferece, ainda, mais espaço do que nas médias tradicionais no banco traseiro – e, debaixo dele, um belo porta-objetos.

› VERSÕES

Lariat FX4 R$ 233.310

› Potência 253 cv
› Caçamba 943 litros ou 617 kg
› Consumo C*
› Versão indicada Versão única

AVALIAÇÕES COMPLETAS DA FORD MAVERICK:
GALERIA DE FOTOS DA FORD MAVERICK:
PreviousNext
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ SUVs: Jeep lidera como marca e T-Cross como modelo; veja o ranking
+ GP da Áustria: confira os horários e onde assistir a corrida
+ Novo Honda HR-V: concessionária revela preço de lançamento do SUV
+ Festival Interlagos de automóveis começa nesta quinta-feira (7)
+ Hyundai HB20 é apresentado completamente revisto; confira os preços
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Licenciamento: veja o calendário completo e como pagar em SP
+ IPVA zero para motos de até 170cc é aprovado pelo senado
+ Preços da gasolina, etanol e diesel registram queda, segundo ANP