Com o fim das vendas do Volvo S60, última Compra do Ano nesta categoria, a vida do BMW Série 5 ficou mais fácil: Jaguar XF e Lexus LS estão datados e Audi A6 e Mercedes Classe E, rivais tradicionais, não têm aqui opções híbridas plug-in, a maior vantagem do BMW (leia mais aqui sobre a tecnologia).

O 530e M Sport pode (e deve) ser carregado na tomada comum (8h) ou wallbox (3h15) para entregar uma surpreendente combinação de alto desempenho e baixo consumo, sem abrir mão da dinâmica de BMW, extremamente precisa (as suspensões adaptativas, ótimas, vão de macias a quase-esportivas).

O melhor é que o 530e ainda pode funcionar como um carro 100% elétrico, absolutamente limpo e silencioso, rodando a até 140 km/h. Em nossos testes, a autonomia elétrica urbana variou entre 40 e 50 km (56 oficiais).

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É o suficiente para, na prática, se você não viajar, rodar na cidade por tempo indefinido sem usar gasolina. Já em uma viagem entre São Paulo e Campinas, exatos 100 km, fizemos média de 25,9 km/l – o consumo foi de 3,8 litros de gasolina e R$ 9 de eletricidade, e isso em um sedã enorme, largo e com quase cinco metros de comprimento!

O segredo do BMW Série 5 é o conjunto com motor 2.0 turbo de 184 cv e 300 Nm associado a outro elétrico, ambos dianteiros. No total, são 292 cv e 420 Nm, com potência indo a 332 cv durante dez segundos no modo Sport com o uso do overboost, que garante 0-100 km/h em 5,9 segundos. Um desempenho até exagerado para a proposta, que prioriza a economia e o conforto.

E que conforto! Os bancos dianteiros são simplesmente espetaculares, o acabamento é impecável, a lista de equipamentos inclui de head-up display e câmeras e cortinas por todos os lados a faróis a laser, passando por assistentes de direção avançadíssimos, que assumem o volante, estacionam o carro sem intervenção do motorista (é só selecionar a vaga) e ainda memorizam o trajeto para o sedã voltar de ré sozinho em situações mais complicadas.

Por fim, a central multimídia é cheia de recursos, com som Harman Kardon de qualidade impressionante – e enfim fácil de usar, seja com toques na enorme tela central ou usando os tradicionais controles rotativos.

› VERSÕES*

530e R$ 446.950

› Potência até 332 cv
› Porta-malas 410 litros
› Consumo A
› Versão indicada Versão única

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