05/07/2022 - 9:00
Os SUVs dominaram o mundo, e por isso a categoria de peruas parece um obituário. As vencedoras das últimas edições saíram de linha, e hoje são três opções, todas alemãs: Audi RS 4 Avant e RS 6 Avant e Porsche Panamera Sport Turismo. A última ainda não avaliamos, mas, pelo design, conceito e tradição, não supera as superperuas da Audi.
Entre elas, se é para deixar o rim na concessionária (RS 4, temporariamente indisponível, R$ 800 mil), que se deixe logo rim e pulmão. Mas cuide do coração, pois vai precisar dele: são 600 cv e 800 Nm, com 0-100 km/h em 3,6 segundos.
A quarta geração da mítica RS 6 chegou ao Brasil no ano passado, sem concorrentes diretas (a perua da Porsche tem só 330 cv). Seu visual é indiscutivelmente belo, as rodas de aro 22 são acomodadas em caixas de roda alargadas, há duas saídas de escape gigantes e generosos extratores aerodinâmicos.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023
Os modos de condução ajustam direção, suspensões a ar, conjunto motriz e eletrônica – no mais econômico, a perua é suave, e ainda assim é fácil chegar aos 160 km/h sem notar.
Mude para o Dynamic e o ronco do 4.0 V8 biturbo de origem Lamborghini se faz presente na cabine da Audi RS 6 Avant, com as trocas de marcha acompanhadas de estouros e trancos. As suspensões se tornam extremamente rígidas, copiando perfeitamente a estrada – e, em curvas fechadas feitas com máxima imprudência, a inclinação da carroceria é nula, com um contorno impecável, ajudado pelo eixo traseiro esterçante.
Dá até para experimentar um drift, proporcionando eletronicamente pela tração quattro. Pisar fundo no acelerador a 120 km/h é surpreendente: parece que você estava estacionado, e não demora para chegar aos 305 km/h, velocidade máxima ao se adquirir os freios de cerâmica.
Há, ainda, modos de direção personalizáveis, que são acessados por botões no volante, e, para uso familiar, um porta-malas de excelentes 565 litros com tampa motorizada – assim como a cobertura sobre a bagagem, que abre e fecha junto com a tampa, sutil e delicadamente.
Na cabine, aço escovado, fibra de carbono e Alcantara, além de bancos de couro perfurado com ventilação, teto solar duplo e sistema de som impecável.
› VERSÕES*
RS 6 Performance R$ 1.119.990
› Potência 600 cv
› Porta-malas 565 litros
› Consumo E
› Versão indicada Versão única
AVALIAÇÕES DO AUDI RS 6 AVANT:
- Avaliação: Audi RS 6 Avant, a perua milionária que nos faz perder o juízo
- Avaliação: Audi RS 6 Avant Performance é um jato em formato de perua
- Comparativos históricos (2010): Audi RS 6 Avant x Mercedes E 63 AMG x Jaguar XFR
GALERIA DE FOTOS DO RS 6 AVANT:
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Licenciamento: veja o calendário completo e como pagar em SP
+ Ford revela nova Ranger Raptor com as cores da bandeira LGBTQ+
+ Série limitada de microcarro elétrico da Citroën esgota em 17 minutos
+ Novo Peugeot 408: SUV cupê é finalmente apresentado
+ Novo Fusca mescla linhas do passado e itens futuro por R$ 3 milhões
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Avaliação: Toyota Corolla Cross híbrido põe o consumo acima de tudo; vale a pena?
+ App 99 cria plataforma que permite usuários alugarem carros
+ CNH vencida: 140 mil condutores em SP precisam renovar em junho