Os SUVs dominaram o mercado: em 2021, representaram 43% das vendas; este ano, 48%. Entre os compactos, o Hyundai Creta foi vice-líder em 2021 (perdendo só para o Jeep Renegade) e mantém a posição este ano (atrás do Volkswagen T-Cross).

Em uma estratégia comum, a primeira geração do Hyundai segue à venda como Creta Action, com motor 1.6 de 130 cv, câmbio automático e um bom custo-benefício – mas o SUV leva a Compra do Ano 2023 graças ao novo e esquisito Creta “Nova Geração”, que chegou no ano passado e já representa mais de 80% das vendas do modelo.

A vitória não foi fácil – T-Cross e Chevrolet Tracker ainda são opções bastante interessantes, enquanto Renault Duster (leia avaliação aqui) e Renegade enfim ganharam motores turbo à altura de seus projetos – mas o primeiro só na opção topo de linha, e o segundo perdeu pontos ao aposentar as opções 4×4 a diesel.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

Assim, decidimos premiar a coragem da marca coreana em ousar no design – de fato difícil no primeiro contato, mas ao qual logo nos acostumamos (e é sempre bom fugir da mesmice).

O Creta manteve o bom porte e o ótimo aproveitamento de espaço, com cabine ampla e, nas versões Platinum e Ultimate, um belo teto panorâmico. O acabamento usa plásticos duros, ficando mais para T-Cross e Tracker do que para Renegade, mas tem materiais macios onde o corpo encosta e agrada pelo design e texturas.

Já a lista de equipamentos é boa desde o Comfort, somando tecnologia e conectividade ao subir de preço – ganhando painel digital, câmeras 360o e de ponto cego, banco do motorista com ventilação e multimídia grande, fácil de usar e superconectada (desde o Platinum), além de sistemas semiautônomos na Ultimate.

› VERSÕES

1.6 Action R$ 107.190
1.0 Comfort R$ 116.490
1.0 Limited R$ 130.790
1.0 Platinum R$ 144.590
2.0 Ultimate R$ 161.690

› Potência 120 a 167 cv
› Porta-malas 422 litros
› Consumo C
› Versões indicadas Comfort e Platinum

AVALIAÇÃO COMPLETA DO HYUNDAI CRETA:
GALERIA DE FOTOS DO HYUNDAI CRETA:
PreviousNext

MAIS COMPRA DO ANO 2023:

HATCH PREMIUM: MERCEDES-BENZ CLASSE A
AVENTUREIRO: FIAT PULSE
CUSTO-BENEFÍCIO: FIAT ARGO TREKKING
ESPORTIVO: FORD MUSTANG MACH-1
CUPÊ-CONVERSÍVEL: PORSCHE 718
ELÉTRICO ATÉ R$ 300 MIL: PEUGEOT E-208 GT
ELÉTRICO ACIMA DE R$ 300 MIL: VOLVO C40
ESPORTIVO ELÉTRICO: AUDI RS E-TRON GT
SEDÃ DE LUXO: BMW SÉRIE 5

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ COMPRA DO ANO 2023: os melhores carros em 22 categorias
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Licenciamento: veja o calendário completo e como pagar em SP
+ Ford revela nova Ranger Raptor com as cores da bandeira LGBTQ+
+ Série limitada de microcarro elétrico da Citroën esgota em 17 minutos
+ Novo Peugeot 408: SUV cupê é finalmente apresentado
+ Novo Fusca mescla linhas do passado e itens futuro por R$ 3 milhões
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Avaliação: Toyota Corolla Cross híbrido põe o consumo acima de tudo; vale a pena?
+ App 99 cria plataforma que permite usuários alugarem carros
+ CNH vencida: 140 mil condutores em SP precisam renovar em junho