Compra do Ano 2023/SUV Médio: Toyota Corolla Cross

Todas as qualidades do Corolla (ou quase) com carroceria de SUV

Toyota Corolla Cross

Já elegemos nesta categoria SUVs maiores e/ou mais sofisticados, como Peugeot 3008, Toyota RAV4 e Chevrolet Equinox. Com a disparada do dólar, porém, os dois primeiros ficaram caros demais, enquanto do terceiro aguardamos a nova geração. A escolha ficou, então, entre o compacto-médio Jeep Compass, que reinou sozinho neste “subsegmento” por algum tempo, e seus novos rivais: Caoa Chery Tiggo 7 Pro, VW Taos e Toyota Corolla Cross.

Considerando acabamento, robustez e opção a diesel com tração 4×4, o Compass chegou perto da vitória, sem deixar chances para o insosso Taos e o novato Tiggo 7 – que precisa de ajustes finos na mecânica. A favor do Jeep, ainda há o novo motor 1.3 turboflex, que resolveu problemas de desempenho do antigo 2.0, mas continua com um consumo meio exagerado.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

Então, se você busca um SUV para usar principalmente no asfalto, como a maioria dos consumidores, e que consuma pouco, a melhor escolha acaba sendo este Toyota Corolla Cross.

Afinal, com o preço dos combustíveis nas alturas, o japonês agrada por ser o único SUV com versões híbridas nacionais e acessíveis (o Jeep Compass estreou a opção 4xe, plug-in, com preço proibitivo: R$ 350 mil).

+Especial de eletrificação: full hybrid é o híbrido “de verdade”
+Guia de Carros Híbridos: os SUV e sedã pioneiros da Toyota
+Carro Usado: Toyota Prius é híbrido de R$ 60 mil que faz até 30 km/l na cidade sem precisar de tomada

Mecânica e plataforma do Corolla Cross são iguais aos do sedã: o Hybrid tem 123 cv e não se destaca no desempenho, mas é extremamente econômico, além de muito suave e confortável, enquanto, para quem busca maior agilidade e roda mais na estrada, o 2.0 aspirado de até 177 cv tem bom fôlego e um consumo melhor do que o de muitos dos rivais turbinados.

Claro que o Toyota também tem defeitos: o acabamento é inferior ao do sedã (e ao do Compass), a suspensão com eixo de torção atrás tem comportamento em curvas decepcionante, o freio de estacionamento por pedal incomoda (podia ser eletrônico) e há detalhes como a “marmita” exposta, que geram uma exagerada polêmica. Mas, considerando o conjunto e opções mecânicas, o Corolla Cross é nossa Compra do Ano 2023.

› VERSÕES DO COROLLA CROSS

2.0 XR R$ 158.780
2.0 XRE R$ 170.250
2.0 GR-Sport R$ 188.490
Hybrid XRV R$ 194.400
Hybrid XRX R$ 202.180

› Potência 123 ou 177 cv
› Porta-malas 440 litros
› Consumo A
› Versão indicada Hybrid XRV

AVALIAÇÕES COMPLETAS DO TOYOTA COROLLA CROSS:
GALERIA DE FOTOS DO TOYOTA COROLLA CROSS:
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ BMW vai produzir os novos X1 e Série 3 em Araquari (SC)
+ SUVs: Jeep lidera como marca e T-Cross como modelo; veja o ranking
+ Compra do ano 2023: os melhores carros em 22 categorias

+ Novo Honda HR-V: concessionária revela preço de lançamento do SUV
+ Hyundai HB20 é apresentado completamente revisto; confira os preços
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Licenciamento: veja o calendário completo e como pagar em SP
+ IPVA zero para motos de até 170cc é aprovado pelo senado
+ Preços da gasolina, etanol e diesel registram queda, segundo ANP