Enquanto Mercedes-Benz GLE e Audi Q5 continuam oferecendo “velhas” versões só a combustão, BMW e Volvo apostaram na eletrificação. Essa estratégia deu resultado: o Volvo XC60 foi o híbrido plug-in mais vendido no Brasil no ano passado, com 3.367 emplacamentos, e o BMW X3 ficou em segundo entre os SUVs médio-grandes premium, com 812 unidades. Foram justamente os finalistas da Compra do Ano 2023 – e o Volvo acabou levando a melhor.

Os dois têm muito em comum: comprimento e entreeixos idênticos, tração integral, lista de equipamentos recheada – e, acima de tudo, sistemas híbridos plugáveis.

São eles que permitem que estes SUVs funcionem como carros 100% elétricos por cerca de 40 quilômetros, rodando sem emitir absolutamente nenhum ruído ou poluente.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

E ainda podem pegar estrada sem a angústia de ficar sem bateria, pois funcionam no modo híbrido, em que os motores trabalham juntos para marcar médias de consumo incríveis. No teste padrão do Inmetro, ambos fazem mais de 20 km/l tanto na cidade quanto na estrada. O XC60 venceu o BMW não por partir de R$ 10 mil a menos, mas principalmente por causa da mecânica.

Enquanto o BMW X3 tem um 2.0 turbo a gasolina com 184 cv e 300 Nm associado a um motor elétrico dianteiro de 109 cv e 105 Nm, o XC60 tem um 2.0 com turbo e compressor de 320 cv e 400 Nm e outro, elétrico traseiro, que adiciona 87 cv e 240 Nm.

No total, são saudáveis 292 cv e 420 Nm no BMW, mas o sueco oferece 407 cv e 640 Nm, com 0-100 km/h de esportivo: 5,3 segundos, contra 6,1 do alemão (por outro lado, o XC60 é limitado a 180 km/h, enquanto o X3 chega aos 210 km/h). E o Volvo ainda tem um tanque de 70 litros, garantindo excelente autonomia (no BMW são 50 litros).

+Nem todo carro híbrido é igual: saiba as diferenças
+Carros híbridos: veja como funcionam os quatro tipos e confira os mais vendidos do Brasil

Junto com a atualização visual recebida no ano passado, o XC60 melhorou em conectividade com o sistema Android Automotive ou “Google Integrado”. Todas as versões têm a típica cabine “clean”, teto panorâmico e sistemas semiautônomos avançados.

A Inscription soma ainda mais equipamentos, a R-Design tem visual incrementado e a esportiva Polestar Engineered tem amortecedores especiais e detalhes exclusivos. Mas, acredite, a “básica” Inscription Expression já basta.

› VERSÕES

T8 Inscription R$ 389.950
T8 R-Design R$ 429.950
Polestar Engineered R$ 456.950

› Potência 407 cv
› Porta-malas 468 litros
› Consumo A
› Versão indicada Inscription Expression

AVALIAÇÕES COMPLETAS DO VOLVO XC60:
GALERIA DE FOTOS DO VOLVO XC60:
PreviousNext
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS VENCEDORES DA COMPRA DO ANO 2023

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ SUVs: Jeep lidera como marca e T-Cross como modelo; veja o ranking
+ GP da Áustria: confira os horários e onde assistir a corrida
+ Novo Honda HR-V: concessionária revela preço de lançamento do SUV
+ Festival Interlagos de automóveis começa nesta quinta-feira (7)
+ Hyundai HB20 é apresentado completamente revisto; confira os preços
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe
+ Licenciamento: veja o calendário completo e como pagar em SP
+ IPVA zero para motos de até 170cc é aprovado pelo senado
+ Preços da gasolina, etanol e diesel registram queda, segundo ANP