Campeão do ano passado, o Fiat Pulse supera, mais uma vez, Volkswagen Nivus, Renault Stepway e outros modelos que se passam por SUVs, porém ficam mais próximos dos hatches dos quais derivam. Eles disfarçam sua origem com mudanças nos capôs, nas grades ou até na coluna traseira, e acabam sendo opções mais baratas com visual similar aos dos utilitários esportivos e (nem sempre) suspensões robustas – o Pulse tem, assim como 21,7 cm de vão livre do solo, para evitar raspadas e encarar estradas de terra tranquilamente. Por isso levou o prêmio antes.

De lá para cá, ganhou a divertida versão da Abarth – grife de preparação da marca – virando o esportivo mais barato do mercado.

Externamente, o Abarth se diferencia com:
* para-choques com tomadas de ar maiores,
* grade “flutuante” com detalhes de fibra de carbono,
* rodas aro 17,
* escape duplo e mais.

Já a cabine ganha logos Abarth, costuras vermelhas, acabamentos exclusivos, um prático freio de mão elétrico.

Para completar, a central multimídia é ótima, com conectividade sem fio e SIM integrado (opcional) para usar as informações de trânsito no navegador nativo, sem conectar celular; as versões top têm sistemas semiautônomos.

Na mecânica, no lugar dos três cilindros 1.0 turbo de 130 cv ou quatro cilindros 1.3 de 107 cv, ambos com câmbio CVT, o Abarth tem o 1.3 turbo com excelentes 185 cv e 270 Nm e câmbio automático tradicional com seis marchas.

Chega aos 100 km/h em 7,6 segundos e, considerando a altura do solo, surpreende na dinâmica – por conta de amortecedores mais firmes, pneus mais largos e direção mais direta e rápida, entre outras mudanças.

Um botão no volante ativa o modo Poison (“veneno”), com:
* ESP mais tolerante,

* vetorização de torque,
* acelerador mais arisco,
* trocas de marcha retardadas,
* mais freio motor.

No limite, ele mostrou pouca tendência ao subesterço, deixando até a traseira escapar um pouco – curioso em um modelo de tração dianteira, e mérito da eletrônica.

Com desempenho provocante, visual atraente, e totalmente utilizável no cotidiano, o Pulse Abarth completa muito bem a ótima linha.

(Divulgação)

› VERSÕES

Drive 1.3 MT R$ 100.990
Drive 1.3 AT R$ 107.990
Audace Turbo 200 R$ 119.990
Impetus Turbo 200 AT R$ 131.990
Abarth Turbo 270 AT R$ 149.990

Potência 107 a 185 cv › Porta-malas 370 litros › Consumo D (Abarth) › Versão indicada Abarth