Em um comparativo com o ótimo Volvo XC40, então líder de vendas dos elétricos, o BYD Yuan Plus venceu. Não é pouco. E não foi só por ser barato, mas porque este chinês é ótimo. O preço dele é similar ao dos elétricos compactos-chiques, mas o porte é de SUV médio. Ser quase R$ 60 mil mais barato que o rival ajudou, mas, como dissemos na época, “seria competitivo mesmo se custasse o mesmo”. Ele superou também o Peugeot e-2008, outra boa compra, embora menor.

Na cabine, há bom espaço na frente e atrás, lateral e longitudinalmente, e o porta-malas tem 440 litros (faltou só a tampa ser motorizada). Mas o Yuan surpreende mesmo é pelo design e pela qualidade.

Puxadores, maçanetas e difusores de ar têm formas e operação um tanto inusitadas, é verdade, e há elementos estranhos como as “cordas de violão” nas portas, a grande tela central giratória e o cluster diminuto, mas funcional – ousadias que não agradam a todos.

No mais, materiais como camurça, iluminação por LEDs e bancos com ventilação/aquecimento, além de câmera 360º e teto panorâmico, entre outros itens.

Só falta ajuste de profundidade do volante. Entre os sistemas semiautônomos, tem ACC com centralizador de faixa, monitor de ponto cego e frenagem automática de emergência.

Ao volante, foi o primeiro modelo chinês que não nos desagradou por falhas de calibração e ajuste mecânico.

E mais: no desempenho, os 204 cv garantem 0-100 km/h de ótimos 7,3 segundos. Mas o Yuan prioriza o conforto ao rodar, entregando o torque de modo sempre bem progressivo, e ainda tem suspensões macias – que exigem prudência em curvas.

Mesmo ao modo de “direção com um só pedal” é mais suave e confortável que a média: tirando o pé bruscamente do acelerador, ele desacelera aos poucos, primeiro fraco, depois mais forte, sem trancos.

A autonomia, pelo rigoroso PBEV, é de 294 quilômetros. Em testes práticos, marcamos 6,3 km/kWh na cidade (381 km de autonomia), e, na estrada, 5,1 (310 km).

Com cabine luxuosa e espaçosa, suspensões adequadas ao Brasil, condução agradável e preço de SUV a combustão, ele é a Compra do Ano 2024.

(Divulgação)

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EV R$ 269.990

› Potência 204 cv › Porta-malas 440 litros › Consumo A › Versão indicada Vendido em versão única