Foi uma das decisões mais difíceis da Compra do Ano 2024: o 911 GT3 de 510 cv é uma obra-prima da engenharia, capaz de humilhar modelos muito mais caros, mas o 718 GT4 RS usa o mesmo motor em uma carroceria mais compacta, oferecida nas opções Spyder e cupê. Esse tão aguardado engine swap – a marca jamais tinha deixado o 718 invadir o território do 911, por questão de hierarquia –, veio como um presente de despedida do mundo a combustão, fazendo deste último 718 a gasolina o mais potente já produzido.

Com o mesmo conjunto do 911 GT3 – motor boxer 4.0 aspirado e câmbio PDK com alavanca tipo bola perfeitamente posicionada para eventuais trocas manuais –, ele entrega um desempenho quase idêntico, embora tenha 10 cv a menos, por conta do sistema de admissão de ar.

São carros de corrida autorizados a rodar no asfalto, embora sujeitos a enorme desconforto em buracos.

Mas, seja na pista, seja em uma estrada sinuosa, os 718, como sempre, e agora com mais potência do que nunca, inspiram ainda mais confiança ao motorista-piloto.

Não que o 911 GT3 não tenha dinâmica exemplar, mas, por ter motor traseiro, exige mais perícia ao explorar o limite em curvas e reagir a um improvável sobresterço, enquanto no 718 o limite é mais difícil de achar, e um eventual subesterço, mais difícil de ocorrer e mais fácil de controlar. Mérito do motor central, que sempre o deixou muito mais dócil e equilibrado.

Por fim, a sonoridade: nenhum se preocupa com isolamento acústico. Pelo contrário: o ruído do motor invadindo a cabine é parte do pacote.

Mas o 718 Cayman GT4 RS tem tomadas de ar de admissão onde são os vigias das outras versões: o ruído do ar “sugado” nas acelerações é incrível, bem no ouvido do motorista-piloto – e o som de escape é especialmente espetacular quando o conta-giros sobe a quase 9.000 rpm.

Algo insano, que jamais veremos em elétricos. Então, desculpe, 911, mas, se no ano passado o 718 levou pelo conjunto da obra, agora vence pela adição à linha do GT4 RS, um clássico instantâneo.

(Divulgação)

› VERSÕES

Cayman R$ 535.000
Boxster R$ 555.000
Cayman Style Edition R$ 555.000
Boxster Style R$ 575.000
Cayman GTS 4.0 R$ 680.000
Boxster GTS R$ 700.000
Cayman GT4 RS R$ 1.235.529
Spyder  R$ 1.237.624

› Potência 300 a 500 cv › Porta-malas 125+136 litros › Consumo E (GT4 RS) › Versão indicada GT4 RS