Aqui concorrem hatches que ultrapassam quatro metros de comprimento. Preço não é prioridade, e prova disso foi a vitória do Honda City na edição passada. Agora, decidimos voltar a premiar o Peugeot 208, que usa a mesma plataforma do Citroën C3, mas com uma proposta mais sofisticada (e menos espaço interno). Ele já havia ganhado a edição retrasada, e agora retoma o título porque, no último ano, recebeu nova mecânica, vinda dos Fiat, além da interessantíssima versão Style, que aposta no design mais esportivo, com belas rodas de liga leve e aerofólio, e um ótimo nível de equipamentos para sua faixa de preços – incluindo faróis full LED e teto panorâmico, exclusividade no segmento.

Vale notar que os preços praticados parecem sempre estar até R$ 10 mil abaixo da tabela oficial (caso da versão de entrada no fechamento da edição), o que melhora o custo-benefício.

Mas não sabemos como ficarão nos próximos meses. De qualquer modo, as versões mais interessantes são as mais completas Roadtrip e Griffe, que, além de um acabamento mais estiloso e de qualidade muito melhor do que a vista no modelo da marca conterrânea, tem uma posição de dirigir única – com o volante de tamanho pequeno posicionado baixo e, visto por cima dele, o belo quadro de instrumentos digital com camadas (3D).

Outro destaque é a central multimídia: já a partir do Style, tem:
* tela grande, widescreen e voltada para o motorista,
* com Android Auto e Apple CarPlay sem fio,
* carregador por indução, uma outra vantagem,
* moldura bonita em volta para apoiar a mão ao usar a tela (muito bem pensado).

Na mecânica, as versões 1.0 de 75 cv são econômicas e surpreendentemente ágeis na cidade, fazendo do 208 um ótimo carro urbano, mas que sofre para manter a velocidade em aclives ou ultrapassagens na estrada.

Neste caso, as opções 1.6 de até 120 cv atendem bem, com câmbio manual ou automático de seis marchas.

Além disso, logo chegarão as versões top a mecânica 1.3 quatro cilindros da Fiat, com câmbio CVT, que deve melhorar o consumo. Seja qual for a opção, será uma bela compra.

› VERSÕES

Like 1.0 MT R$ 84.990
Style 1.0 MT R$ 94.990
Active 1.6 AT R$ 104.790
Allure 1.3T AT não disp.
Roadtrip 1.6 AT R$ 105.990
Griffe 1.3T AT não disp.

› Potência 75 ou 120 cv › Porta-malas 265 litros › Consumo A (1.0) › Versões indicadas Style 1.0 e 1.6 Roadtrip