No embalo da bonança do agronegócio, as picapes grandes estão chegando (ou voltando) com tudo. Enquanto a RAM estreou com Classic e 1500 – além das gigantescas 2500 e 3500 –, a Ford trouxe a F-150 e, em breve, a Chevrolet resgatará a Silverado. A RAM Classic atrai pelo preço não muito acima das versões de topo das médias, mas se trata da geração antiga, com dirigibilidade desengonçada e um consumo absurdamente alto. Já a 1500 é mais moderna e melhor de guiar, mas mantém o consumo alto com o V8 Hemi de 400 cv e 5,7 litros e tem tração traseira, com 4×4 só para uso off-road – algo ruim quando se tem tanta potência despejada atrás. Leva o prêmio, então, a F-150 – a picape mais vendida do mundo.

O modelo da Ford estreou aqui, afinal, com um conjunto mais racional. Para começar, seu motor a gasolina 5.0 V8 de 405 cv e 556 Nm garante ótimo desempenho, se exigido, mas, também, um consumo moderado para seu porte exagerado (5,84 m de comprimento), na faixa de 9 km/l na estrada (na RAM, é difícil marcar 6,5 km/l).

Isso porque, com o câmbio de dez marchas, o motor da F-150, a 100 km/h, não passa muito das 1.200 rpm, em absoluto silêncioe ainda desativa quatro de seus oito cilindros. Assim, com um tanque de 136 litros, bem maior que o das rivais, ela pode rodar mais de 1.200 quilômetros sem reabastecer.

Outra vantagem aparece na opção de tração 4×2 ou integral (sob demanda), que garante mais aderência e segurança para uso também no asfalto – e isso sem abrir mão da ótima capacidade off-road, pois a picape conta, ainda, com a tração 4×4 “tradicional” (bloqueada) e a reduzida, além de um diferencial traseiro com bloqueio eletrônico e oito modos de condução, que mudam até mesmo a sonoridade e colocam a eletrônica a serviço da valentia, conforto ou economia.

Para completar, tem um show de equipamentos, principalmente na versão Platinum:
* todos sistemas semiautônomos que se pode querer,
* enorme teto solar panorâmico,
* painel digital,
* ajuste elétrico do volante e pedais,
* degrau elétrico para subir na cabine,
* iluminação 360o,
* tampa da caçamba elétrica,
* bancos ventilados,
* tomada na caçamba e muito mais…

(Divulgação)

› VERSÕES

Lariat R$ 479.990
Platinum R$ 519.990

› Potência 405 cv › Caçamba 440 litros › Consumo E › Versão indicada Platinum