O segmento de picapes monobloco só cresce. Das antigas picadinhas baseadas em compactos, restam a Fiat Strada e a velha Volkswagen Saveiro. Há alguns anos, as novidades são maiores, nascidas de SUVs médios. Na última Compra do Ano, a estreante Ford Maverick superou a pioneira do conceito (no Brasil) e líder de vendas Fiat Toro (que tem base de Compass). De lá para cá, foram lançadas a reestilização da Renault Oroch (do Duster), a nova Chevrolet Montana (do Tracker) e, em agosto, chegou a RAM Rampage – uma Toro com interior de Compass e opção de um poderoso motor a gasolina de 272 cv.

No ano passado, a Maverick 2.0 Ecoboost de 253 cv e 380 Nm (baseada no Bronco Sport), levou pela combinação de desempenho e boa dinâmica com valentia off-road, conforto ao rodar e bom espaço interno. Agora, é a nova Maverick híbrida que se destaca como a opção mais civilizada (embora menos robusta) às picapes sobre chassi. Os preços de ambas são quase iguais, e a escolha acaba dependendo apenas do perfil do cliente.

+ Compra do ano 2024 – Picape Grande: Ford F-150
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Ford Maverick Hybrid – Crédito: Divulgação

A proposta da versão HEV é mais urbana/asfalto, então a ausência de tração integral não é um problema – muitas rivais não são exatamente off-road. Claro que a boa altura do solo é vantajosa e a eletrônica (com seletor de terreno) ajuda em super-fícies escorregadias, além de a picape ter suspensões robustas (embora com um pouco menos conforto, por usar eixo de torção em vez da multilink da 2.0).

Mas o maior destaque é ser a primeira picape híbrida do Brasil, com um conjunto – motor 2.5 a gasolina, motor elétrico e câmbio CVT – que chega a 194 cv e 280 Nm, e desempenho ainda superior ao da maioria das rivais (0-100 km/h em 8,7 segundos). E, o mais importante, médias de consumo no modo Eco de mais de 24 km/l na cidade e 19 km/l na estrada. A cabine é mais baixa que nas picapes médias, e o acabamento, simples – embora bonito.

Por fim, faltam ACC e monitor de ponto cego, mas há frenagem automática de emergência, ar bizona, vigia elétrico e porta-objetos sob o banco traseiro. Seja a versão turbinada, seja a híbrida, ambas certamente são um ótimo negócio.

›VERSÕES
Lariat FX4 R$ 224.890
Lariat Hybrid R$ 234.890

› Potência 194 a 253 cv › Caçamba 938 ou 943 litros › Consumo A › Versão indicada Depende do uso