Entre os SUVs compactos, as opções vão do mais off-road Jeep Renegade aos urbanos Hyundai Creta e VW T-Cross, passando pelo “cupê” Fiat Fastback, outra novidade (grande por fora e pequeno por dentro). Mas o vencedor da Compra do Ano 2024 é o Honda HR-V, que já foi líder de vendas e agora está renovado, com design futurista e novas opções de motorização (só faltou a híbrida).

Para um SUV, ele não é tão alto assim, mas o ajuste do banco do motorista é amplo, garantindo a posição de dirigir elevada que tanto agrada nesta categoria. E não só: tem 18,5 cm de vão livre do solo, e as suspensões, criticadas na geração anterior, estão melhores do que nunca, combinando bem conforto, dinâmica e robustez.

Na mecânica, o câmbio CVT evoluiu, passando a simular marchas mesmo no modo D e mantendo a opção de trocas manuais por aletas.

Para quem roda na cidade, o novo motor 1.5 aspirado com injeção direta tem consumo excepcional e desempenho adequado.

Já para quem circula mais na estrada e/ou prioriza desempenho, o 1.5 turbo de 177 cv é impecável: trabalha sempre em baixas rotações, silenciosamente, e mostrou um consumo rodoviário melhor que o oficial, na faixa de 15 km/l (gasolina).

Na cabine, o acabamento é mediano, mas ao menos o design agrada aos olhos.

Ergonomia e interfaces são ótimas, tanto do sistema multimídia quanto do cluster: a parte esquerda digital “simula” que é analógica, mantendo o visual clássico e fácil de ler – mas é configurável e funcional, reproduzindo até a navegação do Android Auto.

O espaço é ideal apenas para quatro, mas quem viaja atrás ganhou espaço para as pernas – ao custo da redução no porta-malas (e os bancos “mágicos” foram mantidos).

Os preços não são baixos, pois ele é sempre bem equipado, com ACC e outros sistemas semiautônomos – entre os melhores do mercado em sua precisão de atuação –, freio de mão elétrico, câmera de ponto-cego e assistentes de faixa e de luz alto automático, entre outros recursos.

As turbinadas ainda têm itens como carregador por indução e ar-condicionado dual zone, e a Touring, ajuste elétrico do banco do motorista (faltou teto panorâmico).

(Divulgação)

› VERSÕES

EX Honda Sensing R$ 150.400
EXL Honda Sensing R$ 159.600
Advance R$ 185.700
Touring R$ 194.800

› Potência 126 ou 177 cv › Porta-malas 354 litros › Consumo B ou D › Versão indicada Advance