Não falta opção para quem pode pagar R$ 1 milhão (ou muito mais) em um SUV. Mas nenhuma combina tão perfeitamente capacidade off-road e luxo como o Range Rover, referência absoluta do segmento, e cuja quinta geração estreou este ano no Brasil. Na lista de equipamentos, o difícil é achar o que ele não oferece:
* inclui até itens como massagem com efeito de pedras quentes em todos os bancos,
* sistemas multimídia individuais,
* assento traseiro “classe executiva”,
* acabamento absurdamente caprichado,
* saídas de ar traseiras no teto,
* retrovisor interno por câmera e muito mais.

Além de espaço absurdo para pessoas e bagagens (com direito a tampa do porta-malas motorizada dupla que vira “sofazinho”).

Ao volante, nem parece que se está em um carro a diesel: o motor de 350 cv e 700 Nm não é escutado na cabine, tamanha a qualidade do isolamento acústico – mesmo quando se pisa fundo para atingir 100 km/h em apenas 6 segundos (já é mais que suficiente, mas, caso ache pouco, há opções a gasolina V8, de 530 cv, e V6 PHEV de 510 cv).

Além disso, nem parece que estamos ao volante de um SUV de mais de cinco metros, pois as rodas traseiras esterçantes tornam as manobras fáceis.

Em meio à lama e a buracos sem fim, enquanto todos sofriam e sacudiam nos demais carros, e mesmo em SUVs premium, minha família, na cabine do RR, parecia flutuar sobre as castigadas ruas a caminho da praia. O efeito “tapete voador” é mérito não só das suspensões a ar, mas também do projeto em que não importam custos, só a busca pela perfeição.

No uso off-road, tem recursos como capô transparente, além de suspensões ajustáveis em quatro níveis (dois para o off-road), que aumentam o vão livre do solo, permitindo cruzar alagamentos de 70 cm.

Seja qual for o desafio ou a opção mecânica, ele vai superar. E tudo será ridiculamente fácil e confortável.

(Divulgação)

› VERSÕES

SE PHEV R$ 1.258.450
SE D350 R$ 1.260.950
SE P530 R$ 1.294.950
HSE PHEV R$ 1.324.870
Autobio. D350 R$ 1.370.150
Autobio. PHEV R$ 1.371.550
First Edition D350 R$ 1.388.950
Autobio. P530 R$ 1.434.950
First Edition P530 R$ 1.438.950
SV D350 R$ 1.645.950
SV P530 R$ 1.734.950

› Potência 350 ou 530 cv › Porta-malas 818 litros › Consumo C ou D › Versões indicadas D350 e PHEV