Novata no Brasil, a chinesa GWM não está de brincadeira: comprou a fábrica da Mercedes-Benz e lançou, de uma vez só, três versões eletrificadas do Haval H6, que fabricará aqui.

De cara, impressiona pelo design bem acertado e pelo porte: são 4,68 metros de comprimento e 1,72 de altura, enquanto Toyota Corolla Cross e Jeep Compass ficam na faixa de 4,40 metros de comprimento e 1,62 de altura. Tais dimensões se refletem no amplo espaço interno, com direito a assoalho 100% plano na parte traseira e porta-malas de até 560 litros.

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Além de grande, a cabine tem acabamento bem superior ao dos rivais da Toyota e da Volks, por exemplo. Outro destaque aparece na lista de equipamentos, digna de modelos de luxo: há head-up display, tampa traseira motorizada, comando de voz para quase tudo, estacionamento autônomo, frenagem automática, ACC com assistentes de faixa e redução automática em curvas e muito mais. Alguns comandos e interfaces, porém, podem melhorar (como o ajuste de volume, por exemplo).

Haval H6 HEV – Crédito: Divulgação

Os preços são agressivos: o híbrido tradicional (1.5 turbo a gasolina+elétrico) custa R$ 3.090 a mais que o Corolla Cross Hybrid XRX e não é só maior e mais equipado, mas tem 243 cv, o dobro da potência.

Em nossos testes, marcamos 18 a 20 km/l na cidade, o que é ótimo, e razoáveis 13,5 km/l na estrada – culpa da transmissão de só duas velocidades (por outro lado, o desempenho é elogiável). Já as suspensões priorizam o conforto e se saíram muito bem na terra, graças, também, à opção por pneus mais borrachudos.

Vale considerar as versões plugáveis PHEV, com um motor elétrico extra, chegando a 393 cv e 762 Nm. Vêm com carroceria SUV ou de SUV-cupê (GT): ganham tração integral, aceleram como esportivos (0-100 km/h em 5 segundos) e permitem rodar 170 quilômetros usando só eletricidade (ou, no modo híbrido, melhorar as médias em viagens de até 400/500 quilômetros).

Não por acaso, o H6 vem roubando do Corolla Cross o título de híbrido mais vendido do Brasil – e leva também a Compra do Ano 2024. Não é perfeito, mas tem um ótimo custo-benefício. A garantia para o sistema híbrido é de oito anos ou 200 mil quilômetros.

›VERSÕES
PREMIUM HEV FWD: R$ 214.000
PREMIUM PHEV AWD: R$ 269.000
GT PHEV AWD: R$ 315.000

› Potência 243 ou 393 cv › Porta-malas 515 a 560 litros › Consumo A › Versão indicada Premium PHEV