Depois de anos sendo algo entre um SUV e uma perua, o X1 enfim se encorpou e ganhou um design que o coloca como um legítimo utilitário esportivo (urbano), com o visual e a posição de guiar que os fãs do segmento desejam. Maior na altura e na largura, ele ficou do tamanho dos primeiros X3. Esse aumento proporcionou não só um visual mais imponente, como ampliou o espaço interno.

Mas não foi só por isso que ele levou a Compra do Ano 2024: a cabine está mais luxuosa e sofisticada, com painel que lembra o elétrico iX.

acabamentos de alumínio escovado, além de bancos extremamente bem modelados e com comprimento do assento ajustável (o top tem até massagem).

O banco traseiro também é generoso em tamanho e muito confortável, e há um amplo teto panorâmico.

Para completar, o X1 está repleto de tecnologia:
* sistema de condução semiautônoma excelente, que inclui ACC e frenagem automática,
* assistentes de ré, estacionamento e faixa,
* GPS nativo com realidade aumentada,
* head-up display e muito mais – tudo fácil de entender e operar.

Na mecânica, há a opção 1.5 turbo, porém vale investir mais nos 2.0 turbo de 204 cv e 320 Nm – com fôlego de sobra e excelente equilíbrio entre desempenho e consumo, e que ainda pode ser “calibrado” por diferentes modos de condução (no econômico, fizemos 10 km/l na cidade e 15 na estrada).

Para completar, a direção é precisa e as suspensões surpreendem pela eficiência: no asfalto liso, garantem muito conforto e ótimo controle em curvas, o SUV absorve com competência as irregularidades.

Há, ainda, o excelente elétrico iX1, que estreou agora em agosto e concorre apenas no ano que vem.

Por fim, embora seja para uso principalmente no asfalto, o X1 se comporta bem na terra e em terrenos acidentados: apesar de não ter tração integral, o assistente de partida em superfícies escorregadias ajuda a sair de encrencas.

Nota final: para quem tem como prioridade prazer ao volante, o Audi Q3 leva certa vantagem, com mais potência e tração integral – mas, diante do X1, sua cabine envelhece bem, e é difícil superar 10 km/l.

(Divulgação)

› VERSÕES

sDrive18i R$ 299.950
sDrive20i X Line R$ 330.950
sDrive20i M Sport R$ 350.950

› Potência 156 ou 204 cv › Porta-malas 476 litros › Consumo A › Versão indicada sDrive20i X Line