15/09/2024 - 6:50
Você pode chamá-los de subcompactos ou de city-cars. São pequenos, econômicos e práticos no uso urbano. Mas o brasileiro prefere carros “multifunção”, que acomodam mais bagagem e permitem viajar com a família, então compra pelo preço baixo mesmo. São os modelos mais baratos do mercado, em uma briga na qual o Citroën C3 estreou sendo premiado e agora conquista o bicampeonato.
Afinal, seus rivais Fiat Mobi e Renault Kwid não mudaram recentemente, e o francês tem projeto mais moderno e melhor custo-benefício. Até ganhou um rival indireto, que cogitamos como vencedor: o BYD Dolphin Mini, também com tamanho e proposta ideais pra cidade. Sim, um elétrico poderia invadir a disputa e ser considerado a melhor opção – afinal, além de serem divertidos e ágeis nesse cenário, é justamente nele que o benefício ambiental dos modelos a bateria é mais concreto e palpável. Mas, para ter chances, ele precisaria ter suspensões bem melhores e ser “pelado”, custando R$ 90 mil ou menos.
+ Citroën Basalt: conheça as origens do próximo lançamento da marca no Brasil
+ Citroën oferece C3 turbo com desconto de até R$ 15 mil para PCD e taxistas; veja detalhes
Além de mais atual, o C3 tem vantagem no porte:
• 3,98 metros de comprimento, 30 centímetros a mais que o Kwid e 39 a mais que o Mobi.
• Oferece espaço maior para passageiros, acomoda bem cadeirinhas infantis e tem ótimo porta-malas.
Claro que o acabamento é simples e há cortes de custos como comandos dos vidros traseiros entre os bancos dianteiros e ausência de conta-giros (há indicador de troca de marcha). Nesse ponto, a linha 2025 melhorou um pouco: agora o C3 vem com chave canivete, e os itens que eram do pacote Plus – desembaçador, limpador traseiro e som com bluetooth – passam a vir de série na opção Live, de entrada.
Uma versão 1.0 turbo acaba de chegar, mas ainda não testamos. Mesmo sem ela, o Citroën vence. Até porque a 1.0 manual é bem mais coerente com a proposta do hatch em preço e em potência (tem agilidade surpreendente graças a boas relações de marcha, mas os engates são meio imprecisos). Outro destaque é sua pegada de “micro-SUV”: o Kwid é o “SUV dos compactos” e o Mobi tem a opção Trekking, mas o C3 lembra mais um SUV, com um ótimo vão livre do solo e suspensões robustas.
› VERSÕES
Live 1.0 MT R$ 76.890
Live Pack 1.0 MT R$ 84.690
Feel 1.0 MT R$ 87.590
You! Turbo 200 AT R$ 94.990
› Potência 75/130 cv › Torque 105/200 Nm › Porta-malas 315 litros › Consumo A › Versão indicada Live Pack