Editora Três

10/09/24 – 21h42

Como já dissemos na avaliação deste novo Accord, não julgamos quem compra SUVs, mesmo que não precise de sua altura extra, da versatilidade da cabine ou de eventual capacidade off-road, no caso dos 4×4. Mas, pra quem não precisa disso, os sedãs são melhores em espaço, prazer ao volante, dinâmica, eficiência e conforto. Ainda mais os grandes, espécie rara entre marcas generalistas: Ford Fusion e Volkswagen Passat já deixaram de ser fabricados e Hyundai Azera e Toyota Camry não são mais vendidos no Brasil, então resta só o Honda. Que acaba sendo uma opção quase única, pois disputa com os novos e ultrassofisticados – porém caríssimos – Mercedes-Benz E 300 (258 cv e 400 Nm) e BMW 530e (299 cv e 450 Nm), além do velho Lexus ES 300h (211 cv e 220 Nm).

O Accord se mostra a melhor opção por oferecer o mesmo espaço “absurdo” dos alemães (são 2,83 metros de entre-eixos e 574 litros de porta-malas), e também boa parte dos itens de tecnologia deles, por cerca de metade do preço.

Pode não ter eixo traseiro esterçante, suspensão a ar, bancos com massagem e outros luxos que se vê nos alemães e justificam, em parte, o preço maior, mas tem uma cabine com acabamento impecável e materiais nobres, além de bancos com diversos ajustes elétricos e itens como head-up display e ADAS avançados.

(Divulgação)

Mas o que o destaca – mesmo diante dos rivais alemães – é seu sistema híbrido mais inteligente e apto/eficiente tanto para o uso urbano quanto para viagens. Ele dispensa recarga e, apesar de ter “apenas” 184 cv, oferece 348 Nm elétricos – ou seja, instantâneos, garantindo retomadas imediatas e aceleração de 0-100 km/h em 6,9 segundos, contra 6,3 dos (mais potentes) alemães, e isso com médias acima de 20 km/l e sem recargas demoradas.
• Aletas no volante permitem aumentar a recuperação de energia,
 a direção é rápida,
 e as suspensões, silenciosas, priorizam o conforto sem sacrificar a dinâmica.

De fato, nenhum carro deste valor entrega melhor equilíbrio entre porte, equipamentos, tecnologia, consumo e racionalidade. Tudo isso em um pacote que não garante o mesmo status dos alemães, para quem prefere andar em um carro quase tão bom, mas sem chamar atenção. Mais low-profile.

• VERSÃO
Híbrido R$ 332.400

• Potência 184 cv
 Torque 370 Nm
 Porta-malas 574 litros
 Consumo A
 Versão indicada Única