Ao falar em SUV grande, é inevitável pensar nos clássicos ultraluxuosos Land Rover Range Rover e Mercedes ML. O primeiro venceu no ano passado, mas quem ganha este ano é o segundo. Agora renovado, é um híbrido leve e tem seu V6 turbinado a gasolina de 381 cv e 500 Nm ajudado por um pequeno motor-gerador elétrico – o que garante um consumo razoável, na faixa de 6 km/l na cidade e 10 na estrada, e desempenho que surpreende para um SUV de 5,21 metros. E não errei: o GLS é mesmo 20 cm mais longo que o já enorme Range Rover, e do tamanho de algumas picapes médias, além de extra-largo e com entre-eixos de 3,13 metros.

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Basta entrar na cabine para entender por que é tão grande por fora:
 são sete lugares, sendo que a segunda fileira é muito espaçosa e, na terceira, adultos com 1,75 m de altura viajam bem, com direito a tomada USB, saídas de ar com temperatura independente…
• Além disso, todos os bancos têm rebatimento elétrico para facilitar operação e acesso e, mesmo com sete ocupantes, ainda sobram mais de 300 litros de porta-malas.

E se o alemão há um tempo mudou de nome e virou GLS, foi para deixar bastante claro que é o SUV do Classe S (assim como o GLE nasce do Classe E, etc.). Serve meio que como uma declaração ou certificado – afinal, o sedã sempre foi símbolo do que a marca faz de melhor e de mais sofisticado.

Então, a experiência a bordo é especial em todos os mínimos detalhes:
• a suspensão a ar pode ser abaixada pra facilitar a entrada, e basta encostar as portas que ele termina de puxá-las;
 a segunda fileira tem bancos elétricos e cortinas de privacidade nos vidros;
 o som Burmeister é absurdamente bom;
 há head-up display colorido,
 navegação com realidade aumentada,
 isolamento acústico absurdo… Uma lista sem fim.

Ao volante, impressiona ainda mais, com suspensões que fazem parecer que flutua sobre o asfalto, e que se ajustam às condições: em uma direção mais “empolgada”, elas fazem o SUV contornar curvas com estabilidade surpreendente.

Sem falar no acerto geral perfeito, que o deixa tão bom de guiar que você não quer abrir mão – só usei a direção autônoma nível 2 para testá-la (garanto: é o melhor sistema do mercado).

(Divulgação)

VERSÕES
•450 4MATIC R$ 979.900

• Potência 381 cv
 Torque 500 Nm
 Porta-malas 890 litros
 Consumo E
 Versão indicada Versão única