Liderado pelo Compass nacional desde que ele foi lançado, em 2016, o segmento de SUVs médios é um dos mais cheios de lançamentos. Com acabamento impecável, variadas opções mecânicas e bom custo-benefício, o Jeep segue no topo do ranking e não levou o prêmio por pouco: sua maior novidade é a ótima versão 2.0 turbo a gasolina com tração integral, então acabou vencendo como SUV 4×4. E quem roubou seu lugar aqui foi uma novidade chinesa: o Song Pro, que será o primeiro carro da BYD feito no Brasil.

Nesta mesma categoria, tivemos lançamentos de modelos como o Caoa Chery Tiggo 7 (barato, mas com mecânica fraca e pós-venda ruim), o Toyota Corolla Cross melhorou e chegou perto da liderança (racional, mas ainda com alguns defeitos), o chinês Ford Territory mudou de geração (mas ainda não nos conquistou), o Honda CR-V virou um excelente híbrido (mas caro e, por isso, difícil de recomendar) e, por fim, o GWM Haval H6, campeão do ano passado, ganhou uma nova versão plug-in mais equilibrada – e também quase levou nosso selo.

Mas o Song Pro, uma espécie de versão “light” do conhecido Song Plus, chegou na última hora com um pacote que lhe traz muitas vantagens em relação aos rivais na faixa de R$ 200 mil – preço de Compass 1.3 turbo intermediário, Corolla Cross 2.0 top (ou híbrido básico) e cia. –, tem design atual e elegante e, com 4,74 metros de comprimento, muito mais espaço interno.

Mas o que o torna mais interessante é sua mecânica: é um híbrido plugável bem mais potente que o Corolla Cross, com até 235 cv, 300 Nm de força elétrica (imediata) e 0-100 km/h em apenas 7,9 segundos. E o melhor é que, diferentemente de outros plug-in, não é tão dependente das recargas, funcionando muito bem tanto no modo 100% elétrico (roda quase 100 quilômetros) como no híbrido (mesmo com a bateria descarregada, fizemos mais de 18 km/l na cidade e 16 na estrada). É verdade que acabamento e posição de guiar não ficam no nível do Compass, as suspensões são macias demais e ele fica devendo equipamentos – mas, ainda assim, o Song Pro é uma belíssima compra. Leia a avaliação completa nesta edição.

Divulgação

› VERSÕES
GL DM-i R$ 189.800
GS DM-i R$ 199.800

› Potência até 235 cv › Torque 300 Nm › Porta-malas 520 litros › Consumo A › Versão indicada GS