EMISSÃO DE CO2 137 g/km

MUITO BAIXA COM ETANOL = ZERO

VW GOL POWER 2009 R$ 31.590 FIPE / MOTOR SHOW

• Manutenção baixa • Desvalorização baixa • Seguro baixo

O Gol é um sucesso, e isso é inegável. Desde seu lançamento, em 1980, até sua atual quinta geração ele sempre esteve na lista dos mais vendidos. E, na maior parte do tempo, no topo dela. Os números impressionam: foi o primeiro e único carro brasileiro a ultrapassar a marca de 5 milhões de unidades produzidas, foi o primeiro modelo de entrada da Volks a chegar a mercados internacionais e é o modelo mais exportado da história do Brasil.

O motivo do sucesso? A con ança e a satisfação dos seus compradores. O proprietário Alexandre Gasparini é um bom exemplo. Para ele, o Gol anda bem, é econômico, estável, tem boa aceleração e retomada, bom acabamento e ótima mecânica. Ele tem seu Gol G5 desde 2009 e, nesse período, o carro teve só dois problemas: um no rolamento na roda traseira, que fez parte de um recall, e outro no para-brisa, que trincou.

No mercado de usados, o modelo é muito bem aceito. Prova disso é sua baixíssima desvalorização. A versão Power 2009, com motor 1.6, está cotada na tabela FIPE/ MOTOR SHOW por R$ 31.590: desvalorizou só 0,47% no último ano. Se você hesita em comprá-lo pela fama de seguro caro, saiba que, de fato, ele é o carro mais roubado no Brasil. Segundo o relatório da Confederação das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg) de 2010, ele teve nada menos que 21.907 registros de roubo, 11,45% do total de sua frota.

Porém, este número diz respeito a todas as gerações do modelo. Esta quinta geração, no entanto, não é tão visada por ser totalmente nova e não compartilhar peças com a quarta geração. Seu seguro tem, inclusive, um preço baixo (con ra na tabela). Este é um dos pontos fortes do carro, segundo o proprietário Marcel Almeida. “Além da boa estabilidade em curvas, o preço do seguro é ótimo.

É o motivo de eu manter o carro até hoje.” Para ele, os problemas do Gol são os grandes pontos-cegos causados pelas colunas. Além disso, “faltam porta-objetos e a VW devia ter colocado um porta-luvas maior”, reclama. Para Robson Rodrigo, o espaço interno é insu ciente. Dono de um modelo 2010, ele queixase: “Com 1,86 m de altura, tenho de apertar as pernas se vou levar algum passageiro no banco traseiro”

Segundo o mecânico Fabio Carvalho, da o cina Start, de São Paulo (SP), por ser novo e ainda estar na garantia, o Gol não possui defeitos crônicos. Ele apenas aconselha os interessados a “veri car a lataria para ver se não houve nenhuma batida, e conferir o estado das pastilhas de freio”. No mais, o “Gol tem uma ótima mecânica e esta será uma boa escolha”, completa.

Preços: D&G Corretora (11) 3985-3118 Porto Seguro. Entre parênteses, o valor do seguro em percentual do valor do carro

Pelo mesmo preço

Celta LT 1.0 0km 5 p R$ 30.558

O Celta é zeroquilômetro, mas seu projeto é o mesmo desde 2000 (e já está prestes a mudar). Seu motor 1.0, apesar de muito econômico, é bem mais fraco que o 1.6 do Gol. Seu espaço interno é menor e seu acabamento interno é de menor qualidade.

Logan Privilège 1.6 8V 2010 R$ 30.859

O Renault é um ano mais novo, possui maior espaço interno e um portamalas bem mais amplo. Mas, por outro lado, o Logan é menos equipado que o Gol e seu acabamento espartano, melhorado apenas na linha 2011, deixava bastante a desejar.

Astra Advantage 2.0 aut. 2007 R$ 31.298

O Astra é dois anos mais velho que o Gol e seu desenho já está desatualizado. Mas ele possui um motor 2.0 bem mais potente (mas que também consome mais combustível), tem câmbio automático de quatro marchas e seu espaço interno é maior. Seu seguro é mais caro que o do Volks.

VW Gol Power 2009

MOTOR quatro cilindros em linha, 1,6 litro, 8V TRANSMISSÃO manual, cinco marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 3,90 m larg.: 1,66 m alt.: 1,46 m ENTRE-EIXOS 2,465 m PORTA-MALAS 285 litros PNEUS 195/55 R15 PESO 944 kg • GASOLINA POTÊNCIA 101 cv a 5.250 rpm TORQUE 15,4 kgfm a 2.500 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 190 km/h 0 100 km/h 9s8 CONSUMO cidade: 13,1 km/l estrada: 18,5 km/l CONSUMO REAL cidade: 10,1 km/l estrada: 3,1 km/l • ETANOL POTÊNCIA 104 cv a 5.250 rpm TORQUE 15,6 kgfm a 2.500 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 192 km/h 0 100 km/h 9s6 CONSUMO cidade: 8,8 km/l estrada: 12,4 km/l CONSUMO REAL cidade: 6,8 km/l estrada: 8,8 km/

NÃO GOSTO…

“Com 1,86 m de altura, tenho de apertar as pernas se vou levar algum passageiro no banco traseiro” Robson Rodrigo, proprietário

GOSTO…

“Além de ter uma boa estabilidade em curvas, o preço do seguro é ótimo. É o motivo de eu manter o carro até hoje” Marcel Almeida, proprietário

MERCADO

A desvalorização do Gol no último ano (0,47%) pode ser considerada baixa se comparada com a de seus rivais GM Agile (3,35%) e Ford Fiesta (1,18%)