26/06/2025 - 15:11
A Mercedes apresentou em Affalterbach, na Alemanha, o seu novo conceito chamado de AMG GT XX. De cara, tapando a logo frontal do Mercedão, as linhas lembram muito um Porsche Taycan.
O design segue entre um padrão de esportivo com toques futuristas, leds que moldam a grade frontal com dez barras verticais, capô bem esculpido reclinado com saídas de ar bipartidas, rodas “fechadas” e maçanetas embutidas. A traseira tem lanternas triplas e redondas e um led interativo ao centro. São 5,2 m de comprimento, 1,94 m de largura e 1,31 m de altura.
“Com o Concept AMG GT XX, conseguimos traduzir nossa visão de design para a AMG para o futuro”, disse a marca à imprensa.

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Interior

Por dentro, o conceito mais lembra uma verdadeira “nave”, que une conceito minimalista, grandes saídas de ar e luzes em laranja. Ele apresenta alternativas ao couro e à seda, ambos produzidos com o auxílio da biotecnologia, que consiste em uma combinação de borracha reciclada, proteínas vegetais e biopolímeros.
Os bancos dianteiros tipo concha são baseados em fibra de carbono com aberturas de ventilação e encostos de cabeça integrados. A novidade são as almofadas ergonomicamente otimizadas com uma estrutura 3D aberta e aparência de napa.
Há duas telas de LCD, que representam o painel de instrumentos de 26 centímetros (10,25 polegadas) e a tela multimídia sensível ao toque de 35,6 centímetros (14 polegadas).
O volante é semelhante ao do AMG One, com seu formato quase retangular e dois suportes horizontais um de cada lado, inspirados no automobilismo.

Motorização
O modelo conta com três motores elétricos de fluxo axial, que entregam mais de 1.360 cv de potência. Os propulsores são agrupados em duas HP.EDUs (Unidades de Transmissão Elétrica de Alto Desempenho) – uma na dianteira e outra na traseira. Os motores elétricos entrarão em produção em série na Mercedes-AMG em 2026. A tração é integral AMG Performance 4MATIC+. O conjunto permite que ele chegue até 360 km/h. Apesar dos pneus largos de alto desempenho, o coeficiente de arrasto é cd = 0,198.

Bateria inspirada na Fórmula 1
A bateria de alta tensão foi desenvolvida do zero e foi inspirada na experiência do AMG One e da Fórmula 1. Sua química é baseada em NCMA (níquel/cobalto/manganês/alumínio) Ao todo, são mais de 3.000 células.
O tempo de carregamento para um alcance de aproximadamente 400 km (WLTP) pode chegar em 5 segundos.