Confira 5 dicas para usar melhor o ar-condicionado

0
159

hb20
Controle de ventilação

O ar-condicionado é um equipamento muito útil para espantar o calor de dentro do carro. Nos veículos com motor a combustão, o propulsor é o responsável por movimentar um compressor, que promove a circulação de gás R-134 A no sistema e permite refrigerar a cabine.

+ Veja 5 dicas para limpar banco de carros
+ Cinco dicas para economizar combustível no seu carro
+ 11 dicas de manutenção para viajar tranquilamente
+ Veja 5 SUVs usados que ainda têm visual de 0km

Embora seja de fácil operação, bastando que você acione o interruptor no painel do veículo (identificado com a sigla “A/C) para se beneficiar do fluxo de ar fresco , a adoção de algumas práticas irá permitir aproveitar as qualidades do sistema. Inclusive para solucionar problemas que muita gente nem imagina que podem ser resolvidos com o uso do ar-condicionado. Confira a seguir.

Expulsando o ar quente

Deixou o carro debaixo de sol e mal consegue colocar as mãos no volante? Nesta situação, o mais recomendado é abrir as janelas do veículo e circular assim até a temperatura da cabine baixar.

Com o ar-condicionado ligado, deixe sempre as janelas fechadas, para evitar o escape desse ar já resfriado de dentro do veículo.

Recirculação de ar
Seja na alavanca ou no botão: a recirculação é indicada geralmente pelo sinal de retorno dentro do desenho de um carro

Está com o ar-condicionado no máximo e mesmo assim está passando calor? Pois é bem possível que a entrada de ar externa esteja aberta.

A função recirculação aumenta a eficiência do sistema, já que passará a circular o ar resfriado do próprio ambiente. Mas deve ser utilizada por pouco tempo, pois impede a renovação do ar no interior do veículo.

Desembaçando os vidros

Mesmo naqueles dias chuvosos o ar-condicionado pode ajudar a vida do motorista. Por retirar a umidade do ambiente, ele ajuda a deixar os vidros do veículo livre do embaçamento.

Para isso, basta selecionar o fluxo de ar para o para-brisa, ligar o ar-condicionado e acionar o ventilador na velocidade máxima. Mantenha o equipamento ligado para evitar que os vidros voltem a embaçar.

Temperatura em níveis agradáveis
O controle automático de temperatura geralmente é sinalizado pelo botão “Auto”

Esta dica serve para os carros com ar-condicionado automático. Para não ficar brigando com os controles, basta selecionar uma temperatura agradável e selecionar a função geralmente identificada com a tecla “Auto”.

Além de manter o conforto para os passageiros, a medida ajuda a economizar combustível. O ar-condicionado só será ativado para manter a temperatura selecionada pelo usuário.

Manutenção

Não há equipamento de um veículo que funcione sem uma manutenção adequada. Além do ritual de desligar o ar-condicionado alguns minutos antes de chegar ao destino, mantendo apenas a ventilação acionada (o que ajuda a evitar o aparecimento de odores desagradáveis no veículo), é importante fazer a limpeza periódica e, caso exista, a troca do filtro de pólen.

Outra prática importante para manter o ar-condicionado saudável é acionar o sistema pelo menos uma vez a cara 15 dias, promovendo a circulação do gás dentro do circuito. Em caso de perda de eficiência, procure uma oficina para checar possíveis vazamentos.

Mais na Motor Show

+ Uber vai criar carro elétrico barato para motoristas de app
+ Conheça o Z-MAG, o novo 4X4 de 365 cv dos militares de Israel
+ Mitsubishi lança serviço de carro por assinatura que inclui até modelo blindado
+ BMW Motorrad oferece condições especiais para os modelos G 310 R e F 850 GS
+ Motorista que causar acidente grave será avaliado por psicólogo
+ Confira os 5 carros usados mais negociados em abril

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel