Conservar o veículo é um fator determinante no momento de vender um automóvel, já que a avaliação de um veículo costuma ser detalhista para encontrar pontos de desvalorização.

Pensando nisso, Luca Cafici, CEO e fundador da InstaCarro, startup que conecta interessados em vender carros com lojistas de todo o Brasil, concedeu cinco dicas importantes para deixar o carro valorizado na hora de fechar negócio. Veja abaixo:

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1ª – Aparência

Manter a integridade visual de um carro é a primeira dica, já que podem causar uma desvalorização de até 18%. Caso o problema seja em uma peça grande, de preço mais caro, a desvalorização tende a oscilar entre 0,35% a 1,42% da Tabela FIPE — isso considerando cada peça individualmente.

A lataria é um ponto que chama atenção, sendo um dos primeiros detalhes a serem avaliados quando o assunto é o valor de revenda.

2ª – Limpeza

Quando o interior do carro apresenta bancos e carpetes sujos e engordurados, a limpeza costuma ser mais trabalhosa e cara.

“Mesmo no mercado de usados, o comprador geralmente se preocupa em pegar um carro limpo. O descuido com esse ponto pode desvalorizar o carro, porque o comprador geralmente faz questão de uma limpeza geral no momento da compra”, explica Cafici.

Limpeza de carro – Foto: Freepik

3ª – Revisões e manutenções

A maioria dos compradores quer saber sobre motor, pneus, freios e outros detalhes que precisam estar em dia para dar mais credibilidade e segurança. Por isso, tenha as revisões em dia, pois essa ainda é a melhor forma de garantia que você pode oferecer.

4ª – Documentação 

Multas e IPVA em atraso desvalorizam mais o carro do que seu valor de débito. Além disso, o processo de transferência do carro fica mais difícil se o carro estiver sendo negociado com essas pendências.

5ª – Mantenha peças e acessórios originais

Mudanças estéticas possuem fortes tendências a desvalorizar mais ainda o carro em uma possível venda. Porém, há elementos que ajudam a valorizar o carro:

  • Colocar alarmes e dispositivos de segurança;
  • Instalar sistema de ar-condicionado caso ainda não tenha;
  • Adquirir kit vidros e travas elétricas;
  • Instalar direção hidráulica;
  • Comprar bancos de couro.

“Se quiser condições de venda melhores, tente manter o carro mais próximo do original possível. Na hora da negociação, reforce este atributo. Outro ponto importante para se ter em mente é a quilometragem. Quanto mais quilômetros rodados o carro tiver, maior será a sua desvalorização. Por isso, tenha em mente que, em média, carros rodam 12 mil km por ano, se o seu veículo estiver abaixo desta média, vale reforçar esse atributo ao comprador”, ressalta o executivo.

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