Todo motorista teve ou provavelmente vai ter um dia problemas ao abastecer o seu veículo com combustível adulterado.

Além de prejudicar o desempenho do carro, ele pode danificar alguns componentes. Por isso, a LeasePlan, especializada em gestão e terceirização de frotas, concedeu cinco dicas simples que podem indicar que o combustível do seu veículo foi adulterado (veja abaixo).

Antes disso, vale sempre o clichê máximo na hora de abastecer: vá em postos de confiança e desconfie quando o combustível está com um preço muito abaixo do normal.

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1ª – Consumo elevado 

O tanque está ficando vazio mais rápido e que os gastos com combustível aumentaram? Esse pode ser um sinal de que seu veículo foi abastecido com combustível adulterado.

O uso de gasolina ou etanol de má qualidade pode fazer com que o veículo consuma até 30% a mais do que o normal.

2ª – Barulho no motor

Quando é abastecido com um combustível adulterado, o motor pode ficar barulhento, já que ele está trabalhando com o combustível “errado”.

3ª – Falha na partida e perda de potência

Com o uso de combustíveis de má qualidade, a bomba de combustível do automóvel pode ficar comprometida, fazendo com que o carro falhe ao tentar dar a partida.

Durante a direção, o condutor também pode perceber que a potência do carro não é mais a mesma por causa desse problema na bomba.

4ª – Luz da injeção eletrônica acesa

É sempre bom prestar atenção às luzes do painel do veículo. No caso do uso de combustível adulterado, por exemplo, os automóveis com injeção eletrônica podem alertar o condutor que algo está errado, acendendo a luz da injeção.

Isto acontece porque uma das peças afetadas com as impurezas do combustível é a sonda lambda, responsável por enviar um sinal elétrico à injeção eletrônica do automóvel indicando a presença de oxigênio nos gases de escape, possibilitando o controle da quantidade de combustível a enviar para o motor.

5ª – Indicador do combustível oscilando ou sem funcionar

Outro sinal está associado ao indicador do combustível. As impurezas da gasolina ou etanol oxidam a boia do tanque, que não consegue identificar a quantidade certa de combustível no veículo.

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