PreviousNext

O Volkswagen Gol já viu dias melhores no mercado nacional, mas ainda é um dos modelos mais importantes da marca alemã no Brasil, com 82.746 unidades comercializadas só no ano passado. Confira algumas curiosidades do hatch compacto brasileiro em seus 16 anos.

Números da família Gol

Lançado em 1980, o Gol já teve 7,8 milhões de unidades produzidas no Brasil e também em países como China e Irã. Mas somando a produção do restante da família, este número passa dos 11 milhões, sendo 1,4 milhão de Voyage,  1,1 milhão de Saveiro e 925 mil unidades da finada perua Parati.

Exportação

Mais de 1,3 milhão de unidades do Gol foram exportadas para 66 países. Apesar de ter perdido o posto de líder de mercado no Brasil, o modelo foi o mais vendido na Argentina em 2015.

Gol x Fusca

Projetado no Brasil com o objetivo de substituir do VW Fusca, o hatch compacto ultrapassou o número de vendas do clássico Besouro apenas em 2001, quando foi produzida a unidade de número 3,2 milhões.

Pioneiro

O Gol foi o pioneiro no lançamento de duas tecnologias no mercado brasileiro. Em 1988, o esportivo GTI foi o primeiro carro nacional equipado com injeção eletrônica de combustível. Já em 2003, o hatch foi o primeiro automóvel brasileiro a adotar a tecnologia flex.

Fãs

De acordo com o fabricante, existem em todo o Brasil oito clubes de fãs dos modelos da família Gol , que reúnem cerca de 40 mil pessoas.