03/05/2025 - 15:00
A Chevrolet comemora, agora em 2025, 100 anos de presença oficial no mercado brasileiro. Para isso, preparou uma série especial, batizada literalmente de “100 Anos”, para Onix, Tracker e S10, alguns de seus modelos mais consagrados. A picape, inclusive, já chegou oficialmente por R$325 mil (leia mais aqui).
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Porém, nesse centenário, a marca também dá destaque a outras dezenas de edições limitadas, com diferentes propostas, estilos, novidades, diferenciais, algumas até com propósitos de homenagens e afins. Quer ver dez das versões especiais mais bacanas nesses 100 anos de Chevrolet no Brasi?
1 – Chevette GP

Lançado em 1976, é considerado o primeiro modelo especial pela marca em solo nacional. Como dizia o próprio nome (sigla para “Grand Prix”, ou “Grande Prêmio”), fazia homenagem ao Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Apesar do visual esportivo, não tinha mudanças mecânicas.
2 – Chevette Jeans

Em tempos de uma linha de modelos pequena no Brasil (basicamente Chevette, Opala, seus derivados e picapes), a Chevrolet logo apresentou outra versão “diferentona” do seu sedan de entrada. Batizada de “Jeans”, ela era mais descolada e queria atingir o público jovem em 1979. Como o tecido, comum de jaquetas e calças, era moda, ele também revestia os bancos da edição.
3 – Monza Hatch Clodovil

Era 1982, e a concessionária Itororó, de São Paulo/SP, lançou um Monza Hatch diferenciado, com a “benção” da Chevrolet do Brasil. Era a série “Clodovil”, que usava a grife do estilista brasileiro. Tinha extensores de lanternas e um adesivo no vidro traseiro, além de bancos forrados em couro legítimo com o emblema da grife de Clodovil. Quem o adquiria ainda levava para casa um chaveiro especial de ouro 24 quilates, e um jogo de malas desenhado pelo estilista.
4 – Monza 500 E.F.

A primeira parceria da Chevrolet com Emerson Fittipaldi no lançamento de um modelo (depois ocorreu o mesmo com o Omega Fittipaldi) gerou um fruto bem interessante em 1990: Monza 500 E.F. (sigla para “Emerson Fittipaldi”, que havia ganhado recentemente as 500 Milhas de Indianápolis). Foi o primeiro carro da marca no Brasil equipado com injeção eletrônica de combustível, logo depois do VW Gol GTI. Tinha motor 2.0, interior em couro legítimo, faixas laterais exclusivas, aerofólio na tampa do porta-malas e lanternas com acabamento fumê.
5 – Opala Collectors

Era 1992, e a Chevrolet estava prestes a encerrar a produção do veterano Opala, em linha desde 1968. Não poderia deixar passar a ocasião em branco, por isso lançou o Opala Collectors (“Colecionadores” em inglês), uma das versões mais cobiçadas do sedan. Foram apenas 100 unidades produzidas, todas com base na versão Diplomata S/E, a mais completa, e grande parte dos opcionais tornavam-se itens de série na edição especial. Como “brindes”, trazia uma fita VHS com um vídeo sobre a história do Opala, uma carta assinada pelos chefões da Chevrolet, além de relógio, chaveiro e caneta tinteiro.
6 – Monza Hi-Tech

Baseado numa das versões mais simples do Monza, a GL, a série especial Hi-Tech vinha em 1993 com vários diferenciais de configurações mais caras, todas voltadas a modernidade e tecnologia: painel de instrumentos digital em LED, sistema de freios com ABS, ar-condicionado de série, além de acabamentos internos das versões requintadas da época. Como uma espécie de “popular chique”, teve 500 unidades fabricadas, todas pintadas de azul marinho.
7 – Omega Diamond

Para o ano seguinte, 1994, a Chevrolet teve outra sacada parecida com o Omega: pegou a versão GLS, segunda mais barata, e aplicou nela vários itens de luxo, dignos da topo de linha. A produção da série especial (traduzida para “Diamante”), começou em abril daquele ano, e incluía também a perua Suprema. Debaixo do capô vinham os últimos motores 3.0 de seis cilindros em linha, importados da Alemanha, que logo deram lugar ao 4.1 nacional. A edição Diamond podia ter revestimentos exclusivos, CD Player, freios ABS, teto-solar e computador de bordo.
8 – Corsa Piquet

De 1997, essa edição tem uma história curiosa: foi criada em parceria com a marca de condimentos alimentícios Arisco, que patrocinava o piloto Nelson Piquet na época. Pintados numa cor amarela exclusiva, os Corsa Piquet vinham sempre na carroceria de duas portas, equipados com rodas de liga-leve do esportivo GSI, maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria, instrumentação completa das versões topo de linha (com conta-giros, odômetro parcial e afins), e travas elétricas nas portas. De início, todas as unidades foram destinadas à frota da Arisco, mas depois acabaram sendo vendidas como usadas no grande mercado.
9 – Agile Wi-Fi

Acredite se quiser, mas o Agile Wi-Fi foi o primeiro carro brasileiro com internet a bordo, lá em 2011, bem antes dos Jeep ou Fiat. Essa série especial, como diz o próprio nome, inaugurava a tecnologia de um roteador Wi-Fi com internet fornecida em parceria com a Tim. O pequeno modem, aparelhinho que fornece internet, tinha bateria própria (não precisava ficar sempre conectado na tomada 12 Volts), podia ser guardado em qualquer local do carro, e não ia além da conexão 3G.
10 – S10 100 Anos

Não teria outra forma melhor de fechar esse “top 10” que não fosse com a mais recente investida da marca da Gravatinha Dourada nas séries especiais. A S10 100 Anos, que foi até prêmio ao campeão do Big Brother Brasil 2025, tem visual decorado com faixas e acessórios (santantônio, estribos laterais, faixas de LED no parachoque frontal e afins), além de um sistema de suspensões exclusivo, que a deixa 30 mm mais alta do solo. No pacote ainda estão pneus todo-terreno, fazendo par as rodas escurecidas aro 18.