21/05/2025 - 6:00
Alguns modelos assustam pelo quanto podem consumir de combustível, caso das picapes. Pensando nisso, a MOTOR SHOW fez um ranking com as cinco picapes mais beberronas do mercado nacional, segundo lista do Inmetro.
O levantamento considera o consumo energético em Megajoules por quilômetro rodado (MJ/Km) – quanto menor o número, mais eficiente o veículo tende a ser. Veja abaixo.
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Confira as 5 picapes mais beberronas de 2025, segundo o Inmetro:
5º: Ford F-150 – 3,08 MJ/Km

Em quinto lugar, a grandalhona da Ford usa uma versão do V8 5.0 Coyote com 405 cv de potência e 57 mkgf de torque, junto de uma transmissão automática de dez velocidades. As médias de consumo são de 6,5 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada, de acordo com o instituto.
4º: Ford Ranger Raptor – 3,20 MJ/Km

Dobradinha da Ford. Na quarta posição, a picape esportiva Ranger Raptor obteve a marca de 3,20 MJ/Km. Ela usa um motor 3.0 V6 biturbo a gasolina, que entrega quase 400 cv de potência com aproximadamente 60 mkgf de torque. A transmissão é automática de dez marchas. Pelo Inmetro, são 6,7 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada.
3º: Jeep Gladiator – 3,38 MJ/Km

Mais conhecida como “picape do Wrangler”, a Gladiator tem alta aptidão off-road. Traz de série um motor V6 3.6 puramente a gasolina, com aspiração natural, que produz 284 cv de potência com 35,4 mkgf de torque. Junto dele, uma transmissão automática de oito velocidades. As médias de consumo do Inmetro apontam para 6,3 km/l na cidade e 7,1 km/l na estrada, com cálculo de 3,38 MJ/Km.
2º: Chevrolet Silverado – 3,48 MJ/Km

A grandalhona Silverado fica em segundo lugar no ranking de mais beberronas. Ela usa um V8 5.3 a gasolina com 360 cv de potência e 52,9 mkgf de torque, gerenciado pela mesma transmissão automática de dez velocidades da F-150. São 6,0 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada, pelas medições do Inmetro.
1º: Ram 1500 – 3,50 MJ/Km

Curiosamente, a única picapona grande que não utiliza motor V8 é oficialmente considerada a mais beberrona do mercado nacional. Seu motor foi trocado em 2024 para atender mais recentes leis antipoluição e hoje é um 3.0 biturbo de seis cilindros em linha. A potência é de 426 cv, enquanto o torque ronda os 65 mkgf, com câmbio automático de oito marchas. O Inmetro aponta para 6,0 km/l na cidade e 7,0 km/l na estrada, sempre com combustível fóssil.