A Honda lança em julho no mercado europeu o novo Civic Type R, que é considerada a mais potente Type R de todos os tempos. Descrita pela fábrica japonesa como um “carro de corrida para as ruas”, esta versão nem parece pertencer a mesma família do sedã que é fabricado em Sumaré (SP).

A começar pela carroceria. Disponível apenas na configuração hatch, ela teve as caixas de rodas alargadas e recebeu um exclusivo pacote aerodinâmico, responsável não só por melhorar a estética do modelo, mas também contribuir para a dirigibilidade. As rodas, de 19 polegadas, são feitas em liga leve de alta rigidez e calçadas com pneus Continental desenvolvidos especialmente para o novo Type R.

O motor é outro show à parte: um novo 2.0 VTEC a gasolina, de família diferente daquele produzido no Brasil. Com turbo, injeção direta e uma preparação extrema, o propulsor desenvolve 310 cv, ou o dobro da potência do 2.0 do Civic nacional. O hatch faz de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atinge os 270 km/h.

Por dentro, os bancos tipo concha é 30 mm mais próxima do solo do que nas versões mais comportadas do Civic. Na traseira, os bancos também são mais finos, e contam com sistema de rebatimento 60/40. Outra atração é o botão ‘R+’ no painel, que altera desde a sensibilidade do acelerador até a firmeza da suspensão, passando pelo sistema de controle de estabilidade e de direção.