Na capa de nossa edição de junho, sob a chamada “O Land Rover Nacional”, mostramos com exclusividade uma projeção por computador do Discovery Sport – substituto do Freelander que, na época, não tinha nem nome, nem cara. Adiantamos também que seria o principal modelo a ser produzido na fábrica que a marca vai construir em Itatiaia, RJ (leia aqui).

Bem, o SUV foi exibido no Salão de Paris, no mês passado, e nossa notícia sobre sua produção nacional foi repercutindo. Agora, no Salão do Automóvel, sua produção foi, finalmente, confirmada.
Mais urbano que o Freelander, o Discovery Sport, a exemplo do que já acontecia com Evoque e Freelander na Europa, terá versões com tração dianteira, que abandonam a capacidade fora de estrada em nome da economia e de um preço mais acessível. E a marca frisa, por outro lado, que deseja fazer com que o S da sigla SUV volte a significar algo (justamente o “esportivo” do “utilitário-esportivo”). Com 4,59 metros de comprimento (9 cm a mais que o Freelander e 2 cm a mais que um Toyota RAV4), ele tem um ótimo aproveitamento de espaço e versões de sete lugares – embora a terceira fileira sirva, basicamente, para crianças. Além de uma versão com o motor a diesel 2.2 do Evoque, com 190 cv, o Discovery Sport terá também um  2.0 turbo a gasolina de 240 cv, sempre com câmbio automático de nove marchas.

O modelo começa a ser vendido no Brasil, ainda importado da Inglaterra, no primeiro semestre do ano que vem. O preço será já nacionalizado  (o mesmo valor que a marca pretende manter quando o SUV for nacionalizado). Se hoje o Freelander hoje parte de R$ 164.100, considerando a inflação até o lançamento do carro, o Discovery Sport custará praticamente o mesmo: R$ 179.900. É bem mais do que os , R$ 130.000 que havíamos previsto, mas o dólar alto e a vontade de recuperar o investimento na fábrica podem servir de justificativa para que não se reduza os preços (a exemplo do que já têm feito outras fabricantes, como a BMW, no processo de nacionalização de seus produtos).

Já o Jaguar XE, companheiro de plataforma do Discovery Sport e forte canditado também à produção nacional, ainda não foi confirmado, nem negado. A marca está observando a reação do mercado ao BMW Série 3 nacional, estudando as possibilidades, e há grandes chances que também seja feito aqui. De qualquer modo, também será lançado no ano que vem, importado, para brigar no segmento de luxo.