14/12/2023 - 13:31
O Chevrolet Equinox EV foi revelado em 2022 e, incialmente, prometido para o final de 2023. No entanto, os planos da GM mudaram um pouco. Agora, a montadora diz que a produção vai iniciar durante os primeiros meses de 2024, sendo que a comercialização deve ocorrer na sequência nos Estados Unidos.
O modelo virá da planta de Ramos Arizpe, no México. E foi do presidente da GM de lá, Francisco Garza, que justamente confirmou a informação. “O Equinox EV também chegará ao México e começará a produção durante o primeiro trimestre do próximo ano”, segundo divulgado pelo site Electrek.
Para o Brasil, ele deve chegar após esses mercados.
“Nosso plano é iniciar a oferta do Blazer EV e a do Equinox EV por volta de meados do próximo do ano, logo após o lançamento dos modelos nos Estados Unidos. A marca Chevrolet tem avançado muito em prestígio e admiração junto ao consumidor brasileiro porque tem uma linha de produtos altamente tecnológica e alinhada com o que disponibilizamos de melhor no mundo”, relata Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul. A declaração ocorreu na metade de 2023.
+ GM confirma Chevrolet Blazer e Equinox elétricos para 2024 no Brasil
+ Avaliação: Chevrolet Equinox tem muito espaço e bom custo-benefício para desafiar Jeep Compass
Desenvolvido sob a plataforma Ultium da GM, o Equinox EV, internamente, tem como destaques o sistema multimídia com tela de 17,7 polegadas, iluminação ambiente personalizada, além de volante, limpadores do para-brisas e bancos dianteiros e traseiros aquecidos e navegação com planejamento de rotas que ajuda a localizar postos de recarga.
Por fora, as rodas podem ser de até 21 polegadas, teto disponível em dois tons, branco ou preto, dependendo da versão de acabamento.
Entre outros equipamentos, estão: alerta de colisão frontal e traseira com frenagem automática de emergência; controle de cruzeiro adaptativo; e assistente de manobras com câmera de visão 360 graus.
Motorização
A configuração padrão adota tração dianteira, com 213 cv de potência e 33,5 kgfm de torque instantâneo. Há também outra configuração, com tração integral eAWD de 294 cv e 47,8 kgfm.
Ambas as opções possuem a tecnologia One-Pedal Driving, que permite conduzir o veículo apenas com o acelerador.
Veja abaixo como ficam os sistemas de carregamento:
- Sistema padrão de 11,5 kW (AC), que pode somar até 56 km de autonomia estimada por hora de carga;
- Carregamento de 19,2 kW (AC) – versões mais sofisticadas –, que pode somar até 85 km de autonomia estimada por hora de carga;
- Capacidade padrão de carga rápida (DC) de até 150 kW, que permite adicionar aproximadamente 115 km de autonomia estimada em 10 minutos de carga.
A previsão é de que haverá configurações com autonomia estimada de até 500 km.