01/07/2012 - 0:00
Não é preciso pensar muito para dividir as picapes médias em dois grupos distintos. De um lado está a jovem guarda, formada pelos projetos mais recentes de Volkswagen Amarok, Chevrolet S10 e Ford Ranger; do outro fica a velha guarda, aqui representada por Nissan Frontier e Toyota Hilux. A Mitsubishi Triton bem que poderia formar a tríade com essas outras duas japonesas, mas a marca se recusa a ceder seus modelos para comparativos. Sendo assim, sua avaliação pode ser conferida ao final desta reportagem, separadamente. Aqui, portanto, o embate ficou mesmo entre as cinco picapes médias mais representativzas do mercado, em suas versões topo de linha, que são as mais vendidas. São configurações com carroceria de cabine dupla, motor a diesel e transmissão automática. Mas é bom que já fique bastante claro: o fato de serem mais antigas não faz das representantes da Nissan e da Toyota cartas fora do baralho. Muito pelo contrário – elas têm até grandes qualidades e vêm sendo aperfeiçoadas ao longo dos anos.
FORD RANGER
A Ranger tem ótimo acabamento e a lista de equipamentos mais completa. Acima, os botões do auxílio em descidas e do bloqueio do diferencial. À dir., junto à alavanca do câmbio sequencial, o controle giratório para escolha do modo de tração
CHEVROLET S10
O interior da S10 agrada visualmente, mas os materiais têm qualidade inferior e a lista de equipamentos só é mais completa que a da Frontier. Acima, o ar digital e o controle da tração 4×4
VW AMAROK
O interior da Amarok é simples, mas tem conteúdo. Ao lado do câmbio, botões do auxílio em descida, ESP e modo off-road
TOYOTA HILUX
A Hilux tem painel já datado, apesar do novo sistema multimídia. A escolha de tração é a única por alavanca
NISSAN FRONTIER
A Nissan tem o painel mais simples e é a menos equipada. Também ganhou um novo sistema de som multimídia
Todas essas picapes, mesmo as mais velhas, mudaram recentemente. Para se adequar à nova legislação ambiental que, a partir deste ano, aperta o cerco aos motores diesel, todas tiveram que se adaptar ao novo óleo S50, menos nocivo à atmosfera. As que estrearam recentemente já chegaram adaptadas a ele, mas as demais precisaram se mexer. Ponto para o consumidor, que ganhou motores mais potentes, novas transmissões e conjuntos mais econômicos e silenciosos.
Antes de saber o que cada uma oferece, vamos aos preços – já com a redução do IPI. A veterana Hilux SRV sai por R$ 139.210. É a mais cara do comparativo. Cerca de R$ 10 mil abaixo, temos a Amarok Highline (R$ 130.562), a S10 LTZ (R$ 130.840) e a estreante Ranger LTD (R$ 130.900). A mais barata é a Frontier, que está sendo vendida por R$ 123.890 – mas oferece menos itens de conforto, conveniência e segurança. Entre as que ficam na casa dos R$ 130 mil, Ranger e Amarok praticamente se equiparam, com itens semelhantes aos de qualquer sedã desta faixa de preço. O modelo da Ford conta, inclusive, com seis airbags. A S10 fica um pouco abaixo, perdendo até para a Hilux, que ganhou mais itens de conforto nessa nova geração.
(Clique na imagem para ampliar)
*Os preços podem apresentar variações, dependendo da concessionária.
A novata Ranger, junto com a Frontier, é a que oferece melhor espaço para as pernas de quem viaja atrás. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico, mas ficou faltando a regulagem de profundidade do volante
A S10 também tem ajuste elétrico do banco do motorista, mas falta um pouco mais de suporte lateral, e o volante só é ajustável em altura. No banco traseiro, o espaço fica bem na média do segmento
Na Amarok, mesmo a versão mais completa, não há ajuste elétrico dos bancos – mas eles são confortáveis. Ela também oferece a melhor posição de dirigir já que o volante tem ajuste de altura e profundidade
Com a chegada da Ranger, duas rivais foram destronadas: a Frontier já não é a mais potente e a S10 teve que dividir com a estreante o posto de mais forte do segmento. O cinco cilindros 3.2 de 200 cv e 47,9 kgfm da Ford supera o das adversárias. A Volks tem o excelente câmbio de oito marchas, que supre sua falta de força. Não faz dela a mais rápida, mas a coloca um degrau acima em dirigibilidade, silêncio e economia. Ranger e S10, com seis marchas, aceleram bem, mas demoram mais na retomada. A Frontier, apesar de mais potente, sofre com o câmbio de cinco marchas, mas anda quse junto. A Hilux não consegue fazer milagres com seu motor 3.0 e seu câmbio de cinco marchas. É mais lenta, e seu nível de ruído e vibrações está anosluz atrás. As melhores são, sem dúvida, Amarok e Ranger.
Se você é do tipo que usa a picape no asfalto, considere as mais novas. Além de mais bem-acabadas (com vantagem para Ranger), oferecem posição de dirigir melhor e quem senta atrás tem bem mais conforto. A Frontier é, também, mais difícil de manobrar, por conta do maior diâmetro de giro (13,2 m) e pela ausência do sensor de estacionamento e da câmera de ré. Os dois itens juntos, aliás, só a Ranger tem. A S10, apesar de não ter ajuda da eletrônica nas balizas, exige pouco espaço para manobras.
Na Hilux, bancos elétricos e com pouco suporte lateral. Atrás, apesar do bom espaço para as pernas, o encosto é muito vertical, prejudicando o conforto – um resultado indireto de seu projeto mais antigo
A Frontier oferece bom espaço para as pernas no banco traseiro, mas também faz os passageiros sofrer com o encosto vertical. Ela, porém, não tem bancos elétricos nem ajuste de profundidade do volante
Na dinâmica, as picapes mais antigas são mais rígidas e fazem sacolejar demais quem vai atrás. Compensam no fora de estrada, mas, ainda assim, estão longe de serem confortáveis. As mais novas garantem vigor na terra e tratam melhor sua coluna no asfalto. A Amarok é a mais equilibrada, e você quase esquece que está em um utilitário. Já Ranger e S10 têm comportamento típico das picapes americanas, brutais e valentes, mas macias e amigáveis. A Amarok é a única que não oferece opção de tração – já que a divisão de torque é feita eletronicamente de acordo com a demanda – nem de reduzida (por conta do câmbio de oito marchas). A seu favor, ABS específico para o off-road, controle em descidas, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e assistente de partida – oferecidos também pela Ranger. Curiosamente, a Volks é a única que tem o ESP como opcional (a Frontier não o oferece).
Na manutenção, a Frontier consegue pontos extras por ter pacote de peças mais barato. Até o fechamento desta edição, as concessionárias não informavam os preços de revisão e peças da Ranger, e a Ford também não tinha os dados. Mas, considerando o que era praticado na geração anterior, vai ficar na média.
S= Item de série / N= Item não disponível / O= Item opcional *Alguns opcionais são vendidos em pacotes.
Se você quer uma picape valente, barata e não liga para itens como conforto, tecnologia e acabamento, pode apostar na Frontier. Se é do tipo que valoriza um veículo moderno, com bom desempenho, cheio de tecnologia, conforto e segurança, mas com uma pegada típica de picape americana, vá de Ranger – ela oferece mais que a S10, tem acabamento melhor e custa o mesmo. A Amarok é ideal para quem quer tudo isso, mas com silêncio e dirigibilidade quase de um automóvel, e não liga para o custo alto de manutenção (colocar no barro uma roda de mais de R$ 2 mil, deve doer na alma). A Hilux, apesar das melhorias dessa nova geração, ainda é cara demais. É hora de a Toyota rever essa posição, porque sua liderança está seriamente ameaçada.
Toyota Hilux SRV AT
MOTOR quatro cilindros em linha, 3,0 litros, 16V, turbo de geometria variável TRANSMISSÃO automática, cinco marchas, tração 4×2 ou 4×4, reduzida DIMENSÕES comp.: 5,26 m – larg.: 1,84 m – alt.: 1,86 m ENTRE-EIXOS 3,085 m CAÇAMBA 1.000 kg / 1.040 litros PNEUS 255/65 R17 PESO 2,960 kg DIESEl POTÊNCIA 171 cv a 3.600 rpm TORQUE 36,7 kgfm de 1.400 a 3.200 rpm VEL. MÁXIMA não disponível 0 – 100 KM/H não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível
VW Amarok Highline Automática
MOTOR quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 16V, biturbo sequencial de geometria variável TRANSMISSÃO automática sequencial, seis marchas, modo esportivo, borboletas no volante, tração integral DIMENSÕES comp.: 5,25m – larg.: 1,94 m – alt.: 1,83 m ENTRE-EIXOS 3,095 m CAÇAMBA 470 a 1.510 litros PNEUS 235/55 R17 (opcional aro 18″) PESO 1.585 kg DIESEl POTÊNCIA 180 cv a 4.000 rpm TORQUE 42,8 kgfm a 1.750 rpm VEL. MÁXIMA 179 km/h 0 – 100 KM/H 10,9 segundos CONSUMO 12,2 km/l (média cidade/estrada) CONSUMO REAL não disponível
Ranger Limited
MOTOR cinco cilindros em linha, 3,2 litros, 20 V, turbo de geometria variável TRANSMISSÃO automática, seis marchas, tração 4×2 ou 4×4, reduzida DIMENSÕES comp.: 5,35 m – larg.: 1,85 m – alt.: 1,85 m ENTRE-EIXOS 3,220 m CAÇAMBA 1.002 kg / 1.180 litros PNEUS 255/70 R16 PESO 2.198 kg DIESEL POTÊNCIA 200 cv a 3.000 rpm TORQUE 47,9 kgfm de 1.750 a 2.500 rpm VEL. MÁXIMA 180 km/h 0 – 100 KM/H não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível
Chevrolet S10 LTZ
MOTOR quatro cilindros em linha, 2,8 litros, 16V, turbo de geometria variável TRANSMISSÃO automática com trocas sequenciais, seis marchas, tração 4×2 ou 4×4, reduzida DIMENSÕES comp.: 5,35m – larg.: 1,88m – alt.: 1,83m ENTRE-EIXOS 3,096 m CAÇAMBA 1.039 kg / 1.961 litros pNEUS 255/65 R17) PESO 2.061 kg DIESEL POTÊNCIA 180 cv a 3.800 rpm TORQUE 47,9 kgfm a 2.000 rpm VEL. MÁXIMA 180 km/h 0 – 100 KM/H 10,3 segundos CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível
Nissan Frontier
MOTOR quatro cilindros em linha, 2,5 litros, 16V, turbo de geometria variável TRANSMISSÃO automática, cinco marchas, tração 4×2 ou 4×4, reduzida DIMENSÕES comp.: 5,23 m – larg.: 1,85 m – alt.: 1,78 m ENTREEIXOS 3,200 m CAÇAMBA 1.005 kg / 1.012 litros PNEUS 255/70 R16 PESO 2.082 kg DIESEL POTÊNCIA 190 cv a 3.600 rpm TORQUE 45,8 kgfm a 2.000 rpm VEL. MÁXIMA não disponível 0 – 100 KM/H não disponível CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível
A Hilux tem a manutenção mais barata, enquanto Amarok e s10 são atendidas por uma rede de concessionárias maior. No preço do seguro, porém, a Toyota está em desvantagem
(clique na imagem para ampliar)
*Os preços podem variar dependendo da concessionária (o valor mostrado é a média das consultadas). Seguros cotados pela D&G Corretora (11) 3985-3118 junto à Porto Seguro.