01/08/2010 - 0:00
– Manutenção baixa
– Desvalorização média
– Seguro médio
A Zafira nasceu em 2001 para atender as famílias que necessitam de mais de cinco lugares. Ela foi a primeira minivan nacional a oferecer sete lugares (e continua sendo a única). Este interessante sistema, o Flex7, tem dois bancos dobráveis no porta-malas, usados só quando necessário (aí, a capacidade do porta-malas cai para 150 litros). Funcionou. Apesar das críticas por não ter sofrido grandes mudanças desde o lançamento, ainda tem boa aceitação. Seminova, ela tem bom custo-benefício. A Zafira Elite 8V automática 2009 está cotada na tabela Fipe/MOTOR SHOW por R$ 57 mil, um preço atraente para quem busca um carro espaçoso, automático, mas não tem R$ 70 mil para comprar um modelo zero-quilômetro.
Se você busca economia de combustível, talvez não fique satifeito. O proprietário Carlos Augusto da Silva reclama do alto consumo. Mesmo com gasolina, não faz mais que 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Mas afirma que o conforto é a maior qualidade: “O que me motivou não foi o design, há outros SUVs mais modernos. Mas o conforto que a Zafira oferece, além da ótima visibilidade, me conquistou.”
Já para Sueli Gerhat, outra proprietária satisfeita, o motivo de comprar o carro foi o espaço interno, “Para quem tem crianças pequenas como eu, o ótimo espaço é fator decisivo na escolha, além do grande porta-malas, ótimo para viagens.” Ela gosta também da boa estabilidade, do desempenho e da segurança (a Zafira tem quatro airbags, frontais e laterais, ABS nas quatro rodas com distribuição eletrônica de frenagem). Oduvaldo Claro Júnior, que está em sua segunda Zafira, diz que “o conforto é excelente, tudo está à mão”. Mas também reclama: “A terceira fileira não ter saída de arcondicionado incomoda, e falta um rádio com MP3.”
É um carro com baixo custo de manutenção, que não costuma dar muitos problemas. Mecânicos consultados garantiram que a mecânica é con ável, mas aconselha checar alguns ítens antes da compra. “É fundamental testar as funções eletrônicas, como o ar-condicionado digital e o computador de bordo, que costumam dar problemas”, afirma o consultor automobilístico do Sindimotor, Marcelo Bosnich. No mais, verifique, como sempre, o estado dos pneus, os barulhos internos e a pintura da carroceria.
Acima, o ar-condicionado digital, a alavanca do câmbio automático de quatro velocidades e o excelente espaço traseiro, com bandejas para os passageiros.
Acima, o painel entrega a idade do projeto
GOSTO…
“Para quem tem
crianças pequenas,
como eu, o ótimo
espaço interno
é fator decisivo
para a escolha”
Sueli Gerhat
Proprietária
NÃO GOSTO…
“..do fato da terceira
fileira de bancos não
ter saída de arcondicionado;
falta
também um rádio
que toque MP3”
Oduvaldo Claro Junior
Proprietário
MERCADO
Enquanto a Zafira
teve 11,26% de
desvalorização em
um ano, a Renault
Scenic desvalorizou,
no mesmo período,
4,95%, e a Citroën
Picasso, 13,64%