Congresso ecológico

0
42

Entre os dias 12 e 15 de março, o Transamérica Expo Center, em São Paulo foi palco da primeira edição do “Ecogerma, Feira e Congresso de Tecnologias Sustentáveis”. Durante esses quatro dias de exposição, cerca de 32 mil pessoas visitaram o local e puderam conferir os 150 estandes das empresas que participaram do evento. O Ecogerma é uma realização da Câmara Brasil-Alemanha e, para os organizadores, a exposição foi um marco na história das relações entre os dois países, afinal a parceria deve gerar R$ 200 milhões em negócios na área da sustentabilidade.

As atrações da feira variavam da área farmacêutica até a automobilística, que, como era de se esperar, roubou a cena. Os destaques da exposição foram o Audi A1, um automóvel híbrido com dois motores: um a combustão interna e outro elétrico, recarregável na tomada; o VW Passat Paul, um modelo experimental que está sendo desenvolvido pela Volkswagen na Alemanha ele, além de ser movido à energia elétrica, estaciona sozinho. Do mesmo grupo, marcou presença também o VW Tiguan Hy Motion, movido a célula de hidrogênio. MOTOR SHOW teve a oportunidade de testar o protótipo da Volkswagen no kartódromo da Aldeia da Serra, em Barueri (SP). O SUV sustentável, que foi desenvolvido pelo Centro Volkswagen de Células a Combustível de Wolfsburg (Alemanha), possui um motor a hidrogênio que desenvolve 109 cv, e um elétrico que soma mais 27 cv e é alimentado por uma bateria de íons de lítio, capaz de acumular energia das frenagens. O tanque de hidrogênio desse Tiguan fica sob o banco traseiro, e possui capacidade para 700 bar de pressão. Já a bateria é armazenada no porta-malas. Por conta disso, o veículo alemão ganhou 248 kg a mais que o modelo convencional. A sensação de guiar o Tiguan Hymotion é bem curiosa. O carro é bastante pesado, mas seu desempenho não decepciona. Ele atinge velocidade máxima de 140 km/h e acelera de zero a 100km/h em 14 segundos. O mais estranho é não ouvir as trocas de marcha mesmo com o ruído do motor aumentando, é como acelerar uma scooter. A sensação que dá é de que o carro vai decolar.


Um ciclo de palestras sobre sustentabilidade foi uma das atrações do Ecogerma, feira promovida pela Câmara Brasil- Alemanha, que contou com a presença de 32 mil pessoas

 

SHARE
Artigo anteriorAs novas caras da F1
Próximo artigoPajero Sport 2010