A Ferrari já revelou seu mais novo projeto: trata-se da Amalfi, coupé de dois lugares com motor dianteiro central, que oficialmente substituirá a Roma. Prevista para começar a ser entregue no segundo semestre de 2026, ela ainda não teve preços divulgados, mas é esperado algo acima dos 250 mil euros, ou mais de R$ 1,6 milhão. Isso porque estamos falando do modelo de entrada da marca italiana…

Com design bastante limpo e fluído, a Amalfi, que tem nome em homenagem a uma região turística da Itália, segue um estilo mais atual da Ferrari, também encontrado na 12Cilindri ou mesmo no SUV Purosangue. Frente e traseira têm conjunto óptico afilado, e há de série um spoiler ativo traseiro, que melhora o downforce, além de rodas forjadas (aro 20) e partes da carroceria em fibra de carbono, reduzindo o peso.

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Ferrari Amalfi – Foto: Ferrari/divulgação

A cabine traz de volta botões físicos, um tanto sumidos na linha mais moderna da Ferrari, junto de um bom e velho botão de partida, que dá “start” no V8tão biturbo sob o capô dianteiro. Ele, aliás, é o mesmo da sua antecessora Roma, porém com sistema de superalimentação aprimorado, evoluções de gerenciamento eletrônico, além de reduções de peso no bloco, comandos de válvulas, bielas e pistões. Seu parceiro é um câmbio automatizado de dupla embreagem com oito marchas, também aprimorado no gerenciamento eletrônico, em prol de trocas mais rápidas e suaves.

Ferrari Amalfi – Foto: Ferrari/divulgação

Também, pela primeira vez na história da fabricante italiana, o motor passa a usar óleo lubrificante de baixa viscosidade, o que melhora a resistência ao frio em até 30%. Na construção técnica, virabrequim plano, turbinas compactas de baixa inércia, tecnologia twin-scroll para gerenciamento separado dos gases de escape e um coletor single-scroll com rotores de comprimento igual são soluções que, segundo a Ferrari, garantem as melhores acelerações na Amalfi em médias ou altas rotações.

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Nesta configuração, o motor foi otimizado para entregar uma potência máxima de 640 cv a 7.500 rpm, com uma potência específica de 166 cv/litro. O corte de rotação vai a 7.600 giros, e o torque ronda os 77,5 mkgf, crescente a partir de 3.000 rpm. Esse V8tão precisa mover menos de 1.500 kg, o que resulta em uma relação peso X potência de apenas 2,29 kg/cv. Demora 3,3 segundos na prova de 0 a 100 km/h, ou cerca de 9,0s no 0 a 200 km/h, com velocidade máxima de 320 km/h, segundo dados oficiais.

Ferrari Amalfi – Foto: Ferrari/divulgação

De fato, até pela proposta de modelo mais civilizado, um coupé que rivalize inclusive com os Porsche, a Amalfi tem um lado mais confortável e suave. Além da transmissão, que faz as trocas sem tanto tranco, o sistema de escape exclusivo foi preparado para atender aos mais rigorosos regulamentos de emissão de ruído, sem muito escândalo. Mesmo assim, a Ferrari garante que isso não compromete o ronco característico de um V8 dessa estirpe, com tanta potência e torque.

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Também há novos ajustes de suspensões, freios e direção, mesclando esportividade, dirigibilidade e conforto da melhor forma. São todos parâmetros evoluídos frente a antecessora Roma, com quem a Amalfi compartilha a plataforma. Houve um cuidado especial com a aerodinâmica, bem como downforce e coeficiente de arrasto, quer seja no próprio desenho do monobloco, ou na instalação de apêndices pela carroceria.

Ferrari Amalfi – Foto: Ferrari/divulgação

Por dentro, dois cockpits separados: um para motorista e outro para copiloto. O efeito casulo é realçado por uma superfície facetada que destaca a tela multimídia central, sempre seguindo um estilo mais limpo e funcional, como o da carroceria. Painel de instrumentos digital e saídas de ar se fundem em um único bloco, e, na frente do passageiro, há uma terceira tela para entretenimento. O alumínio está presente no acabamento da cabine, e também em botões e comandos físicos, como os da discreta alavanca seletora da transmissão.

Ferrari Amalfi – Foto: Ferrari/divulgação

Novamente em prol do bem-estar e conforto a bordo, os bancos tem três tamanhos disponíveis opcionalmente, sempre com ajustes elétricos e até função de massagem, ventilação e aquecimento para motorista e copiloto. Ainda há um sistema de som Burmester opcional, com nada menos que 1.200 Watts de potência. E, pra quem gosta de segurança, ela oferece pacote ADAS completo, como um SUV de luxo.