19/05/2025 - 7:00
No dia 23 de maio estreia uma nova chinesa em solo brasileiro, a GAC Motor. A fabricante já confirmou um investimento de US$ 1,3 bilhão (R$ 7,4 bilhões) para os próximos cinco anos.
Quem é a GAC?
Com mais de dez anos de experiência na indústria automotiva, a GAC é a quinta maior fabricante de automóveis da China.
Somente em 2023, a GAC produziu 2,5 milhões de veículos no mundo (incluindo eletrificados e a combustão) e registrou uma receita de US$ 85 bilhões, empregando mais de 110 mil trabalhadores globalmente.
Ela, que tem centros de distribuição de peças no Panamá, Emirados Árabes Unidos, México e Rússia, está presente em 74 países.
Onde será a fábrica da GAC?
O local das operações da GAC será Catalão (GO), mesma cidade que está instalada a HPE Automotores, que representa Mitsubishi e Suzuki no Brasil. De lá, aliás, saem as picapes Triton.
A montadora, porém, negou qualquer aquisição ou parceria com a HPE para dividirem as instalações, levando a crer que os chineses terão uma planta própria. Além disso, confirmaram a intenção de criar um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Nordeste, ainda sem local definido.
Pesquisa e desenvolvimento no Brasil
Em relação à pesquisa e desenvolvimento no país, a GAC Motor assinou um acordo com três universidades federais para a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento, onde pretende adaptar e desenvolver tecnologias de propulsão híbrida flex.
A empresa prevê a instalação de uma fábrica nacional nos próximos anos e a produção de até 15 modelos nacionais até 2030.
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3 modelos homologados
A data de estreia da GAC no Brasil foi confirmada para 23 de maio. De início, os modelos virão importados, mas a produção nacional incluirá três carros, segundo a marca.
Ainda que não tenham entrado em detalhes sobre quais modelos serão feitos em solo nacional, nem tampouco a modalidade de fabricação (SKD – semi-desmontados, ou CKD – completamente desmontados), alguns GACs já constam na lista de homologações de consumo do Inmetro (PBEV) desde a edição de março. São eles: Aion Y, Aion ES e Hyptec HT, trio que pode indicar as operações iniciais da marca por aqui.
Aion Y

O “Y”, na realidade, é um produto da Aion, uma das submarcas da GAC, focada em veículos totalmente elétricos. Apesar de ser classificado como SUV, ele está mais para uma minivan, mais ou menos nos moldes de Citroën C3 Aircross ou Chevrolet Spin. No comprimento, passa dos 4,5 m, enquanto o entre-eixos ronda os 2,75 m, mostrando números de modelos médios.

Na tabela do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), do Inmetro, o Aion Y surge em três versões: BEV, Plus e Premium. As três, segundo o Programa, atingiram os mesmos 318 km de autonomia por carga, indicando, possivelmente, o mesmo powertrain e baterias.
Segundo o site internacional da GAC Motor, o modelo rende 136 cv de potência com aproximadamente 23 mkgf de torque, e traz bateria de 63 kWh de capacidade. Pelo ciclo NEDC chinês, são 490 km de alcance.

Hyptec HT
Outro presente no PBEV é o Hyptec HT, um SUV coupé de porte grande, bastante similar ao Tesla Model Y, inclusive nas portas com abertura no estilo “asa-de-gaivota”, para cima. Ele beira os 4,95 m de comprimento com 1,92 m de largura, e chama a atenção pelo generoso entre-eixos de 2,93 m.
No Inmetro, constam duas versões: BEV e BEV Premium, ambas com alcance registrado de 362 km por carga, indicando, também, o mesmo uso de powertrain e baterias de tração para as duas configurações. Mundo afora, ele é vendido com duas opções de motorização traseira: 245 cv de potência e 36 mkgf de torque, ou então 340 cv de potência com 44 mkgf de torque.
No primeiro caso, as opções de baterias vão de 70 até 73 kWh de capacidade, enquanto o powertrain mais poderoso pode ter 80 kWh ou até 99,5 kWh, dependendo da escolha do comprador. Não é possível saber, porém, qual está registrada no INMETRO.

Aion ES
O terceiro e último GAC homologado no PBEV é um sedan médio, também totalmente elétrico. Trata-se do Aion ES, conhecido mundo afora como “S Plus”. Apesar de derivar de um projeto datado de 2018, o modelo sofreu diversas atualizações ao longo dos anos, e hoje exibe vantagens como o baixíssimo coeficiente de arrasto de 0,21, segundo a marca. Ele é maior que Toyota Corolla, Nissan Sentra e BYD King, passando dos 4,80 m de comprimento com 2,75 m de entre-eixos.
Ele também está registrado no Inmetro em duas versões, BEV e A-29G (provavelmente ainda sem nome comercial definido), as duas com autonomia de 314 km por carga. Hoje, vale lembrar, não existe nenhum sedan médio desse porte e categoria 100% elétrico no Brasil, e seu possível arquirrival, BYD King, é híbrido plug-in. No site da GAC International, é possível encontrá-lo em uma configuração com o mesmíssimo powertrain do Aion Y: potência de 136 cv e 23 mkgf de torque, porém bateria de tração de 55 kWh de capacidade.
Além dos elétricos, a GAC Motor tem uma série de modelos a combustão, especialmente híbridos, incluindo sedans, SUVs e minivans.
