23/06/2021 - 11:37
O Brasil deve ganhar em breve uma fabricante chinesa de automóveis. De acordo com uma reportagem do site Automotive Business, a Great Wall Motors atualmente estaria negociando com a Mercedes-Benz e a Ford para a compra de uma fábrica.
+ Táxis autônomos e sem motorista começam a operar na China
+ VW Fusca ressurge na China como o ORA Punk Cat
+ Hongqi L-Concept oferece lustre e não tem volante
+ China define padrão de carregamento sem fio para carros elétricos
Desde o início dos anos 2012 a Great Wall estuda a possibilidade de montar uma fábrica no Brasil, embora os planos só tenham voltado a ganhar impulso recentemente. De acordo com a publicação, além da possibilidade de construir uma fábrica do zero, a Great Wall Motors avalia também a possibilidade de adquirir as recém-desativadas fábricas de Iracemápolis (SP) — onde a Mercedes-Benz montava os Classe C e GLA — e de Camaçari (BA), onde a Ford montava os modelos Ka, Ka Sedan e EcoSport.
A Great Wall foi fundada em 1984, inicialmente produzindo caminhões e veículos utilitários sobre a base do 4×4 chinês Beijing BJ212 e depois passando para modelos de passeio. A empresa chinesa atualmente reúne cinco marcas: Haval (dedicada aos SUVs), Great Wall (picapes), Wey (SUVs de luxo), Tank (SUV) e ORA (carros elétricos).
Modelos
A ORA virou notícia no mundo todo recentemente ao mostrar o Punk Cat, um modelo de quatro portas com linhas claramente inspiradas nos Volkswagen Fusca dos anos 1960. Mas este não é o único carro curioso da marca, que já produz o Black Cat, um veículo que lembra bastante o elétrico japonês Honda e.
Já a Haval traz como um dos destaques da sua linha o F7X, um SUV-cupê de porte médio que pode ser equipado com um motor 2.0 turbo de 224 cv e um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem. Os SUVs também são o foco da Wey, que oferece os luxuosos modelos híbridos plug-in VV7 e VV7 GT.
A Great Wall tem como destaque em sua linha a picape média P Series. É pouco maior do que Chevrolet S10 e Toyota Hilux e traz em sua configuração de topo um motor diesel de 163 cv. Por outro lado, incorpora tecnologias atuais como controlador automático de velocidade adaptativo e assistente de manutenção em faixa.
A Tank, por sua vez, é uma marca de um único modelo. Trata-se do Tank 300, um SUV 4×4 com carroceria sobre chassi menor do que um Toyota SW4 e equipado com um motor 2.0 turbo a gasolina e 227 cv.
Mais na Motor Show
+ Ferrari 812 GTS 2021 arruinada está sendo leiloada
+ Veja quanto custa manter um Hyundai Creta 1.6 até os 100.000 km
+ Kimi Räikkönen certifica o Alfa Romeo Giulia GTA e GTAm
+ Audi terá só carros elétricos a partir de 2033
+ Bentley cria volante que pode ser usado no carro e nos games
+ Lancia apresenta o patinete elétrico Ypsilon Hybrid Ecochic